Um protótipo da nave Starship foi desintegrada após oito minutos de seu lançamento, no Texas
Por Marcel Cardoso Publicado em 17/01/2025, às 09h22
Um protótipo da nave Starship, da SpaceX, de propriedade do bilionário Elon Musk, teve uma falha no espaço logo após o lançamento de uma base do estado norte-americano do Texas, na noite da última quinta-feira (16), e se desintegrou.
A queda de seus destroços, que transportava sua primeira carga de teste com satélites simulados, provocou alterações em pelo menos vinte voos que passavam sobre a região do Caribe durante a noite.
Em nota, a SpaceX disse: "Estamos assumindo que a nave foi perdida", indicando que o voo sofreu um grande revés. A espaçonave foi "auto destruída" pelo Sistema de Interrupção de Voo (FDS), uma medida de segurança crítica que permite a destruição remota do veículo caso ele se desvie de seu curso ou represente um risco para a segurança.
Just saw the most insane #spacedebris #meteorshower right now in Turks and Caicos @elonmusk what is it?? pic.twitter.com/a7f4MbEB8Q
— Dean Olson (@deankolson87) January 16, 2025
O objetivo do voo era avançar nos limites da exploração espacial humana, sendo acompanhado por milhões de espectadores. A missão tinha o potencial de representar um importante passo para a exploração de Marte.
A perda de comunicação levanta questões sobre a segurança e a confiabilidade do sistema Starship. A SpaceX ainda não forneceu detalhes sobre a causa da falha, mas o incidente marca um momento crucial no desenvolvimento do foguete, considerado o mais poderoso do mundo.
Several flights over Caribbean Sea are holding due to falling debris from SpaceX’s Starship. Via @airlivenet
— AirNav Radar (@AirNavRadar) January 17, 2025
Several Flights over the Atlantic, near the Turks and Caicos Islands, are being forced to hold or divert due to falling Debris from SpaceX’s Starship Flight 7 which… https://t.co/LfbPEtARN7 pic.twitter.com/AX0SnJltY5
A empresa investiga o ocorrido e deve fornecer mais informações nos próximos dias.