Frankfurt-Hahn acumula perdas desde antes da pandemia
Marcel Cardoso Publicado em 20/10/2021, às 18h20 - Atualizado às 18h30
Aeroporto de Frankfurt-Hahn, distante 125 km do principal centro financeiro alemão - Foto: Raimond Spekking
O aeroporto regional de Frankfurt-Hahn (HHN), na Alemanha, pediu falência a um tribunal da Alemanha. Segundo o jornal Deustche Welle, a solicitação foi feita na terça-feira (19) e um interventor já foi nomeado para administrar o local durante o processo.
Desde 2017, HHN tem participação majoritária (82,5%) do grupo chinês HNA. A parte restante pertence ao Estado de Hesse. O aeroporto está deficitário há anos e os administradores sempre exigiam ajuda do governo alemão para que o local permanecesse financeiramente viável.
Aeroportos de Guarulhos e Salvador têm forte alta de passageiros em setembro
No ano que a iniciativa privada assumiu a gestão, a Comissão Europeia aprovou que o poder público fizesse um aporte de € 25 milhões (R$ 163 milhões) para cobrir eventuais perdas nos quatro anos seguintes, enquanto a HNA fazia as melhorias estruturais necessárias.
O aeroporto vinha perdendo passageiros desde antes da pandemia do coronavírus, quando a Ryanair retirou seu centro de operações (hub) dali e o transferiu para outros terminais alemães, como Frankfurt am Main (FRA).