Primeiro vertiporto para os eVTOL está em construção em Dubai

Joby Aviation iniciou a construção do primeiro vertiporto para os futuros eVTOL em Dubai

Por Marcel Cardoso Publicado em 14/11/2024, às 09h23

A estrutura deverá ser entregue em fins de 2025 - Joby Aviation

A Joby Aviation anunciou na última terça-feira (12), o início da construção do primeiro vertiporto no aeroporto internacional de Dubai, em parceria com autoridades locais de mobilidade urbana e da empresa de infraestrutura Skyports.

Este será o primeiro de quatro terminais planejados na rede de táxis aéreos (eVTOL) do fabricante em na cidade, com inauguração prevista para o final de 2025. Os outros três vertiportos serão desenvolvidos em Palm Jumeirah, Downtown Dubai e Dubai Marina. Um contrato assinado em fevereiro, garante a exclusividade no mercado local de táxis aéreos à Joby por seis anos.

Nossa rede de táxis aéreos em Dubai oferecerá aos turistas e residentes a oportunidade de experimentar uma forma revolucionária de transporte, com deslocamento mais rápido entre destinos importantes e vistas do horizonte da cidade”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.


Com foco na integração ao sistema de transporte multimodal de Dubai, o vertiporto oferecerá conexões diretas com a estação Emirates do metrô, o aeroporto internacional (DXB), áreas de estacionamento e outras opções de transporte terrestre. A estrutura de três andares, com 3.100 metros quadrados, visa facilitar a circulação de passageiros.

A instalação incluirá duas áreas de decolagem e pouso, equipadas com o Sistema de Carregamento Global de Aviação Elétrica (Geacs), desenvolvido pelo fabricante. Esse sistema permite o carregamento rápido e condicionamento dos veículos entre os voos, otimizando o tempo de operação.

O modelo de táxi aéreo elétrico da Joby é projetado para transportar um piloto e quatro passageiros, atingindo velocidades de até 322 km/h, com operação silenciosa em comparação a helicópteros e zero emissões de carbono durante o uso.

Skyports Joby Aviation aviação sustentável transporte aéreo elétrico vertiporto DXB infraestrutura de vertiportos certificação de táxi aéreo RTA Dubai táxis aéreos Dubai

Leia também

Startup de eVTOL brasileira usará plataforma da Altair
Toyota vai investir mais R$ 2,7 bilhões no eVTOL da Joby Aviation