Primeiro eVTOL civil foi entregue

A AutoFlight entregou o primeiro eVTOL civil do mundo a um cliente do Japão

Por Marcel Cardoso Publicado em 04/04/2024, às 07h40

O modelo Prosperity tem capacidade para receber até cinco pessoas - AutoFlight/Divulgação

A primeira entrega de um eVTOL, aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, civil de classe tonelada foi feita ontem (3), pela empresa AutoFlight a um cliente não revelado, no Japão.

O modelo Prosperity, de cinco lugares, foi entregue a uma empresa que atua no ramo de mobilidade aérea avançada e que está desenvolvendo planos para voos de demonstração no Osaka World Expo, em 2025, bem como uma implementação mais ampla do segmento no país.


Tian Yu, fundador e copresidente da AutoFlight, disse: “A entrega oficial do primeiro Prosperity a um cliente significa um novo capítulo para a AutoFlight à medida que começamos a enviar nossa inovadora aeronave elétrica para mercados globais”.

Além disso, a versão cargueira do modelo, o CarryAll, obteve Certificação de Tipo de reguladores chineses, na segunda quinzena de março. Ele foi o primeiro eVTOL do mundo acima de uma tonelada que recebeu tal regulamentação no mundo. Mais de duzentas unidades já foram encomendadas por, ao menos, duas empresas.

Com peso máximo de decolagem de duas toneladas, ele opera de forma autônoma e com energia elétrica. Seu protótipo completou oito grandes testes de conformidade, incluindo desempenho de platô, link de dados e funções de estação terrestre, envolvendo 156 voos e excedendo uma distância total de voo de 10.000 km.

Entrega passageiros Japão Evtol Cargas civil Prosperity CarryAll AutoFlight

Leia também

Maior drone agrícola do mundo é brasileiro
Dassault está apoiando o desenvolvimento dos eVTOL da Eve