A Lockheed Martin entregou o primeiro F-16 Block 70 para a Bulgária
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/02/2025, às 08h30
A Lockheed Martin anunciou na última segunda-feira (3), a entrega do primeiro caça F-16 Block 70 para a Bulgária, como parte do programa de modernização da força aérea do país europeu.
A cerimônia de entrega ocorreu em Greenville, no estado norte-americano da Carolina do Sul, na última sexta-feira (31), com a presença de autoridades búlgaras e dos Estados Unidos. A aeronave faz parte de um pedido total de dezesseis unidades.
"O F-16 ajudará a Força Aérea da Bulgária a se manter à frente das ameaças na região e desempenhar um papel fundamental na missão aliada de manutenção da paz na Europa e no mundo", disse Mike Shoemaker, vice-presidente e gerente geral do Grupo Integrado de Caças da Lockheed Martin.
Com uma carteira de pedidos de 117 unidades, o F-16 Block 70/72 já teve 23 aeronaves entregues a parceiros internacionais.
No fim de novembro, o Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou um possível apoio militar para Taiwan, reforçando o apoio norte-americano à modernização das forças armadas locais e sua defesa em meio a tensões na região.
O principal pacote, avaliado em US$ 320 milhões (R$ 1,86 bilhão), é focado na manutenção da frota de caças F-16 de Taiwan e nos radares Active Electronically Scanned Array (AESA). O acordo inclui peças de reposição, sistemas avançados de radar e suporte de manutenção. As entregas estão previstas para começar em 2025.