Primeiro B-21 Rider está nos testes finais para fazer voo inaugural

Bombardeiro furtivo vai substituir o icônico B-2A Spirit

Por André Magalhães Publicado em 03/03/2022, às 21h25

B-21 Rider irá substituir o temido e caro Northrop Grumman B-2A Spirit - Northrop Grumman /Divulgação

O primeiro bombardeiro Northrop Grumman B-21 Rider já está quase totalmente montado e vai passar pelos últimos testes antes do voo inaugural planejado para este ano.

A aeronave vai passar pelas verificações finais de seus sistemas antes de alçar o primeiro e tão importante voo de estreia.

O exemplar em questão já tem instalado trem de pouso, asas e várias outras estruturas que dão forma ao futuro bombardeiro norte-americano.

“Uma vez que todos esses dados informam onde estamos do ponto de vista do projeto, é quando agendamos o primeiro voo”, disse Randall Walden, uma autoridade ligada ao projeto.

Em fevereiro, o major-general Jason R. Armagost disse que seis aeronaves já estão na linha de montagem na unidade da empresa em Palmdale, Califórnia.

No futuro a Usaf vai estar equipada com o B-21 Rider e com o veterano B-52 Stratofortress - Divulgação

 

O B-21 Rider será o futuro bombardeiro da força aérea norte-americana, a aeronave com capacidades furtivas irá substituir o B-2A Spirt (do mesmo fabricante). O bombardeiro stealth está em serviço desde 1997. Além da secreta tecnologia embarcada, o avião ficou conhecido por ser o mais caro da história: cada unidade custou cerca de 2,1 bilhões de dólares.

aeronave notícias de aviação avião aviação Northrop Grumman bombardeiro EUA Usaf B-2A stealth B-21 Rider forca aérea

Leia também

Futuro bombardeiro B-21 Rider já tem seis unidades em produção