Oscilações nos preços médios e valores medianos expõem contrastes entre segmentos de jatos e turboélices em 2025
Redação Publicado em 15/08/2025, às 15h32
A evolução dos preços no mercado de aeronaves de negócios seminovas no primeiro semestre de 2025 reflete não apenas as oscilações na demanda e na oferta, mas também o ajuste das expectativas de vendedores e compradores em diferentes categorias.
De acordo com relatório da AMSTAT, enquanto alguns segmentos registram forte valorização, outros enfrentam quedas acentuadas nos preços médios pedidos, em um cenário marcado por inventários ainda abaixo das médias históricas e variações expressivas nos valores medianos.
A análise dos preços médios pedidos no mercado de aeronaves executivas seminovas revela comportamentos distintos por segmento no primeiro semestre de 2025. No topo da escala, os jatos de cabine larga mantiveram relativa estabilidade, com média de US$ 15,5 milhões, registrando variação positiva discreta de 0,9% no acumulado do ano e 2,2% na comparação anual.
Apesar de oscilações no valor mediano — com queda de 10% entre dezembro de 2024 e maio de 2025, seguida de recuperação de 6% —, o segmento demonstra resiliência, sustentado por demanda consistente e inventário controlado, atualmente equivalente a 6,8% da frota ativa, abaixo da média histórica de 7,5%.
Nos jatos supermidsize, a pressão de mercado resultou em retração expressiva dos preços pedidos, com queda de 21,1% no acumulado do ano e 15,1% frente a 2024. Esse movimento contrasta com a valorização média, que subiu 6% no semestre e 10% na base anual, sinalizando seletividade na demanda e maior disposição de compradores para investir em aeronaves específicas dentro da categoria, cujo estoque se mantém próximo à média histórica de 7% da frota.
O segmento de jatos médios (Medium Jets) seguiu na direção oposta, com elevação de 30% no preço médio desde janeiro e alta de 13,8% em relação ao ano anterior. Esse avanço sugere um reposicionamento das expectativas dos vendedores diante de estoques em desaceleração — atualmente em 7,7% da frota, abaixo da média de 9% — e interesse sólido dos compradores, mesmo com preços mostrando ligeira retração de 4% no semestre e 3% na comparação anual.
No mercado de jatos leves (Light Jets), os valores médios pedidos recuaram 2% desde o início do ano e 23% frente a 2024, refletindo enfraquecimento da posição de venda e maior sensibilidade a negociações. O preço acompanhou a tendência de queda, acumulando baixa de 6% no ano e na base anual, em um cenário de estoque estável, representando 7,6% da frota ativa — patamar inferior à média histórica de 9,4%.
Entre os turboélices o preço médio pedido permaneceu praticamente estável, com retração de 2,6% no semestre e 5,5% na comparação anual. No entanto, o valor mediano recuou 13% no acumulado e 10% frente ao ano anterior, mantendo trajetória descendente iniciada ainda em 2024. O estoque para venda, equivalente a 5,3% da frota ativa, segue abaixo da média histórica de 6,2%, mesmo com crescimento de dois dígitos na comparação anual.