Pratt & Whitney lança upgrade Hot Section Plus para motor GTF

Pratt & Whitney anuncia o Hot Section Plus, atualização para o motor GTF do A320neo que quase dobra o tempo entre revisões

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 16/06/2025, às 15h40

Nova configuração incorpora até 95% das melhorias de durabilidade do futuro GTF Advantage - Divulgação

A Pratt & Whitney anunciou, durante o Paris Air Show 2025, o lançamento do programa Hot Section Plus (HS+), uma atualização para os motores PW1100G-JM, utilizados na família Airbus A320neo.

A nova configuração promete incorporar até 95% dos ganhos de durabilidade do modelo GTF Advantage, com tempo em asa quase dobrado em relação ao GTF atual. A modificação técnica inclui cerca de 35 novos componentes e será aplicada durante visitas de manutenção programadas, com início das instalações previsto para 2026.

O upgrade estará disponível para novos motores e poderá ser integrado aos já em operação, sem necessidade de modificações estruturais ou logísticas na frota. Segundo a Pratt & Whitney, os motores com HS+ serão intercambiáveis e compatíveis com as versões GTF atuais e o futuro GTF Advantage, permitindo operação combinada entre diferentes variantes.

O GTF Advantage traz a seção quente mais avançada do mercado para aeronaves de corredor único, com melhorias no conjunto da turbina de alta pressão e na câmara de combustão. Os avanços incluem novos perfis de pás com revestimentos aprimorados e técnicas otimizadas de perfuração e resfriamento, com foco na redução de oxidação.

“O HS+ oferece aos operadores da geração atual a oportunidade de quase dobrar o tempo entre revisões, incorporando melhorias do GTF Advantage antes da chegada da nova geração”, afirmou Nick Tomassetti, vice-presidente de Vendas e Marketing da Pratt & Whitney.

Atualmente, o motor GTF oferece até 20% de economia de combustível frente à geração anterior, o que se traduz em menor custo operacional para as companhias aéreas.

Airbus A320neo Pratt & Whitney GTF PW1100G-JM Hot Section Prais Air Show