Helicópteros AW149 da Leonardo irão modernizar a aviação do Exército polonês
Por André Magalhães Publicado em 04/07/2022, às 09h05
A Polônia adquiriu 32 novos helicópteros AW149 para a aviação do exército, que deverão ser entregues no período entre 2023 e 2029. A compra é estimada em US$ 1,81bilhão (R$ 9,56 bilhões) e tem como propósito inicial a substituição dos antigos helicópteros Mi-2.
Contudo, esta não é a primeira aquisição da Polônia de hélicópteros do fabricante italiano Leonardo, a marinha do país utiliza o modelo AW101 Merlin.
As 32 aeronaves irão desempenhar funções em três áreas: suporte de combate/treinamento avançado de aeronáutica; missões de comando e controle; e variante de reconhecimento/EW.
Ainda foi revelado, por uma autoridade do setor de defesa da Polônia, que também serão adquiridos os mísseis ATGM, da classe Hellfire, mas nenhum outro tipo de detalhe foi repassado, visto se tratar de uma questão confidencial e de segurança de Estado.
A Polônia como membro da Otan tem ampliado sua modernização da frota de aeronaves e busca renovar seu poder bélico com produtos Ocidentais. Na força aérea, por exemplo, os poloneses utilizam atualmente os caças F-16 Fighting Falcon, mas negociam inclusive a compra do caça de quinta geração F-35 Lightning II.