Polônia apreende pneus de avião com destino à Rússia

Em possível violação de sanções empresas russas e do Belarus poderiam estar importando pneus de avião via Polônia

Por Marcel Cardoso Publicado em 20/05/2025, às 09h38

A carga, declarada como pneus de caminhão, pode violar sanções da União Europeia. - Krajowa Adm. Skarbowa

As autoridades aduaneiras da Polônia apreenderam cinco toneladas de pneus que seriam utilizados em aeronaves da Boeing operadas pela Rússia. O transporte pode configurar violação das sanções impostas pela União Europeia a Moscou desde 2022.

A carga foi interceptada durante uma inspeção de rotina em Koroszczyn, na fronteira com Belarus. Segundo a emissora estatal TVP, a documentação declarava os itens como pneus para caminhões e ônibus. Após verificação detalhada, os agentes constataram que se tratava de peças específicas para aviação.

Segundo a Administração Nacional de Ingressos da Polônia (KAS), o remetente da carga é uma empresa sediada na Espanha, enquanto o destinatário está registrado no Azerbaijão. O trajeto previsto incluía trânsito por Belarus e Rússia, ambos países submetidos a sanções ampliadas pela União Europeia e aliados ocidentais desde a invasão da Ucrânia em 2022.

Udaremniliśmy próbę obejścia unijnych sankcji.@KAS_Lublin wykryła, że kierowca ciężarówki skontrolowanej w Koroszczynie przewozi opony stosowane w samolotach cywilnych Boeing. W deklaracji były podane opony do autobusów i ciężarówek.https://t.co/2ZKTtfxJqF

— Krajowa Adm. Skarbowa (@KAS_GOV_PL) May 19, 2025

Em comunicado divulgado pela TVP, a KAS informou que os produtos foram retidos e que foi iniciado um processo penal fiscal por fraude aduaneira. As autoridades polonesas alertaram para o uso crescente de táticas de ocultação de carga sensível, como a rotulagem fraudulenta e o uso de rotas indiretas, para burlar restrições comerciais impostas ao governo russo.

Boeing Rússia Polônia Belarus carga apreendida pneus de avião TVP fraude aduaneira controle aduaneiro KAS sanções União Europeia transporte internacional Koroszczyn

Leia também

Rússia é declarada culpada pela queda de avião da Malaysia Airlines
Índia estaria enviado peças da Boeing e Airbus à Rússia