Investimentos permitirão a redução da dependência pelo aeroporto de Vitória e a melhora da economia local
Marcel Cardoso Publicado em 04/03/2022, às 09h05
O aeroporto de Linhares (SNLN), no norte do Espírito Santo, recebeu um importante reforço, que significará um importante reforço para a economia da região, que atualmente é dependente do aeroporto de Vitória (VIX), o único do Estado a receber operações comerciais e localizado a cerca de 130 km de distância.
Sua pista foi ampliada de 1.350 para 1.860 metros e a homologação foi feita no último dia 21 de fevereiro, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que permitirá a execução de operações diurna e noturna de voos VRF (Visual Flight Rules) e turboélice, bem como de aviões de maior porte, como o Boeing 757, com capacidade para cerca de 240 passageiros.
Além disso, foram feitas a construção e sinalização luminosa da pista, o melhoramento da pista de taxiway já existente e a sinalização horizontal. Os investimentos foram de cerca de R$ 30 milhões, sendo a maior parte procedente do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). O restante corresponde a uma contrapartida do governo capixaba.
A ampliação do aeroporto permitirá também a atratividade, tanto para a atividade turística como para dar suporte logístico às indústrias e empresas da região.