Piper M700 FURY recebe certificação de tipo do Brasil, Austrália e Europa

Autoridades da aviação civil do Brasil, da Austrália e da União Europeia concederam certificação de tipo ao Piper M700 FURY

Por Marcel Cardoso Publicado em 30/10/2024, às 08h32

O novo avião da Piper Aircraft já havia sido certificado pelos EUA - Piper Aircraft

A Piper Aircraft anunciou na última terça-feira (29), que o modelo M700 FURY recebeu certificação de tipo de autoridades da aviação civil da União Europeia, da Austrália e do Brasil.

Com essas chancelas, a aeronave também está autorizada para operações em condições conhecidas de formação de gelo (FIKI) e em superfícies não pavimentadas. Segundo o fabricante, clientes nessas regiões aguardavam a certificação para a entrega das aeronaves, que começa nos próximos dias.

As certificações da EASA, ANAC e CASA são marcos importantes para o M700 FURY. Essas aprovações reforçam nosso compromisso de oferecer uma aeronave de classe mundial com desempenho, segurança e versatilidade excepcionais para mercados internacionais estratégicos”, disse John Calcagno, Presidente e CEO da Piper Aircraft.

O M700 FURY pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 301 nós (557 km/h) e alcancar 1.424 milhas náuticas (2.637 km). O modelo é equipado com o motor Pratt & Whitney PT6A-52 e inclui o sistema de segurança HALO, com recurso de pouso de emergência automático da Garmin e certificação FIKI.

Estão também inclusos o Electronic Stability Protection (ESP), SurfaceWatch e SafeTaxi, da Garmin, sistemas que auxiliam no controle e na percepção situacional dos pilotos. A aeronave conta ainda com Autothrottle e Garmin PlaneSync, recursos que simplificam os procedimentos de pré-voo e em voo.

Anac aviação executiva EASA Garmin CASA Piper Aircraft M700 FURY FIKI certificação de tipo HALO Safety System turboprop

Leia também

Piper M700 FURY recebe mais uma certificação internacional
Piper M700 FURY poderá voar em condições de formação de gelo