Piper M700 FURY poderá voar em condições de formação de gelo

O Piper M700 FURY recebeu certificação para voar em condições conhecidas de formação de gelo em voo

Por Micael Rocha Publicado em 10/06/2024, às 08h47

Sistema conhecido como FIKI foi certificado pela FAA - Divulgação

A Piper Aircraft anunciou recentemente que seu novo monoturboélice, o M700 FURY, recebeu a certificação Flight into Known Icing (FIKI) da agência reguladora da aviação dos Estados Unidos, a FAA.

O documento permite que o avião voe em condições de formação de gelo em voo, ampliando suas capacidades operacionais. O FIKI é um mecanismo eletromecânico de expulsão de gelo instalado na cauda e na borda de ataque das asas. Com esse recurso, a aeronave ganha flexibilidade para operar em diversos níveis de voo, evitando a necessidade de descer para altitudes com temperaturas mais altas e menor probabilidade de gelo.

O M700 FURY, com velocidade máxima de cruzeiro de 301 nós e alcance máximo de 1.852 milhas náuticas, inclui alguns dos recursos de segurança mais avançados do setor. A certificação da FIKI é uma parte crucial da proposta de seu valor geral, bem como um recurso de segurança fundamental para o operador", disse afirmou John Calcagno, presidente e CEO da Piper Aircraft.

As entregas estão previstas para começar no terceiro trimestre de 2024.

monoturboélice John Calcagno Piper Aircraft M700 FURY aviação em condições de gelo Administração Federal de Aviação certificação FIKI aviação internacional segurança na aviação

Leia também

Piper obteve certificação do novo M700 FURY
Piper anunciou o novo turboélice M700 FURY