Pilotos da FAB concluem curso do Gripen na Suécia

Os quatro pilotos da FAB realizarão voos no F-39E Gripen no Brasil, seguindo os requisitos na formação no avião de combate

Por André Magalhães Publicado em 12/07/2023, às 09h50

Desde 2014, 17 pilotos da FAB realizam o curso de formação no Gripen na Suécia - SAAB

Em junho, os últimos pilotos da Força Aérea Brasileira concluíram na Suécia a primeira parte do curso operacional do caça no caça Gripen. A segunda etapa envolverá a formação no F-39 e será feita no Brasil.

Denominado como Delta Conversion Training, o curso incluiu voos e treinamento em simuladores realizados na base aérea F7 em Såtenäs, região oeste da Suécia.

Foi concluído na Suécia, o treinamento de pilotos operacionais da @fab_oficial que serão responsáveis pela implantação do F-39 Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). 🇧🇷🚀

Assista ao vídeo e confira os detalhes desse treinamento.#GripenBrasileiro #Pilotos #Caças #Aviação pic.twitter.com/u6SXH0F1Cd

— Saab Brasil (@saabdobrasil) July 11, 2023

Os quatro pilotos brasileiros voaram no Gripen JAS 39D, do Esquadrão Phoenix da força aérea sueca. Embora o modelo seja uma versão anterior ao Gripen E adquirido pelo Brasil, o modelo conta com basicamente as mesmas características operacionais e de voo do modelo mais recente, permitindo assim uma transição durante a instrução.

O curso foi dividido em duas etapas: A primeira durou aproximadamente onze semanas e totalizou cinquenta voos por piloto, com foco na operação básica do avião durante o dia e a noite.

A segunda etapa deve uma duração de nove semanas e cerca de 25 voos. Nesta parte da formação, foram ministradas missões de combate ar-ar, incluindo o uso de mísseis, canhões e demais sistemas do Gripen.

Apesar das diferenças tecnológicas entre o Gripen E e o Gripen D, o caça permite a instrução de novos pilotos

 

"Os pilotos brasileiros são altamente treinados e vêm para cá com ampla experiência operacional, tanto das unidades F-5M quanto AMX e aprenderam rapidamente sobre a operação, configuração e voo do Gripen", disse Richard Carlqvist, major e comandante do Esquadrão Phoenix.

Formação no Brasil

A formação no novo caça F-39 ainda está em andamento e será continuada no Brasil, nas instalações de instrução de voo da base aérea de Anápolis, em Goiás.

A unidade aérea já conta com seis caças F-39E e dois simuladores de voo. Além disso, os novos aviadores receberão apoio de pilotos brasileiros já operacionais no caça, bem como os própria Suécia.

Formação envove bastante o uso de modernos simuladores de voo - SAAB

 

"Os cursos serão realizados no âmbito do 1ºGDA e ministrados por pilotos suecos selecionados que permanecerão na base aérea de Anápolis como instrutores de voo. Eles trabalham em conjunto com os pilotos brasileiros na conversão e implantação operacional da aeronave", disse Gustavo de Oliveira Pascotto, tenente-coronel do 1º GDA e piloto já formado no F-39E. 

A aquisição dos caças não ficou restrita apenas ao avião, incluindo toda uma cadeia de demandas de formação de pessoal e suporte técnico. Na parte operacional, dezesete pilotos da FAB foram enviados ao Gripen Center da Asa (F7).

Os primeiros que receberem instrução no Gripen D foram os aviadores Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Lincoln Santos Fórneas, ainda em 2014. Além destes, também passou pelo curso, Cristiano de Oliveira, hoje tenente-coronel e piloto de testes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que foi ainda o primeiro brasileiro a voar no Gripen E.

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