Piloto dormiu durante voo internacional e foi demitido

Comandante da ITA Airways foi demitido ao não revezar corretamente funções com copiloto em voo internacional

Marcel Cardoso Publicado em 02/06/2022, às 11h50

Voo entre Nova York e Roma foi operado por um Airbus A330-200 - ITA Airways/Divulgação

O piloto de um Airbus A330 da italiana ITA Airways foi demitido após dormir durante um voo entre Nova York, nos Estados Unidos, e Roma.

Embora o procedimento seja normal, visto que outro piloto permanece acordado e cuidando do avião, neste caso ambos dormiram e violaram normas de segurança internacionais.

Há cerca de um mês o comandante de um Airbus A330-200 (EI-EJP) da ITA Airways dormiu durante o voo AZ609, que havia partido do aeroporto novaiorquino JFK por volta das 17h35 (Brasília). Por volta da meia-noite, enquanto sobrevoava o espaço aéreo francês, o controle aéreo de Marselha (MRS), não conseguiu contato com a tripulação após diversas tentativas.

A situaçao motivou o acionamento de dois caças da França, que embora não tenham realizado a interceptação, já que, dez minutos depois, a comunicação foi restabelecida, o caso chamou atenção das autoridades. O pouso foi feito normalmente, à 1h50 da madrugada.

No momento da ocorrência, o copiloto estava dormindo com o aval do comandante que ficou responsável pelo voo. Porém este, que deveria estar no controle do avião, mesmo estando em piloto automático, também caiu no sono.

Uma investigação interna confirmou o caso. O comandante do Airbus, que não teve o nome divulgado, foi demitido por “ter comportamento inconsistente com as regras comportamentais e de trabalho, bem como mostrou uma discrepância em suas entrevistas e nos fatos estabelecidos pela investigação”, segundo nota da companhia aérea.

Inicialmente o comandante alegou ter havido um suposto problema no sistema de comunicação. O que foi comprovado não ter ocorrido.

A ITA Airways tem dois voos diários entre Nova York e a capital italiana. A companhia aérea começou a operar, nesta quinta-feira (2), em São Paulo (GRU), inicialmente em cinco frequências semanais, procedentes também de Roma (FCO).

aeronave notícias de aviação avião aviação Voo Airbus Caça A330 ITA Nova York NY Piloto comandante JFK Roma A330-200

Leia também

Itália enterra sonho russo de vender globalmente aviões comerciais
Airbus e ITA Airways fecham acordo para desenvolver eVtols