Cessna 177 Cardinal e Beechcraft T34 poderão receber o piloto automático GFC 500 da Garmin
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/09/2023, às 14h00
A Garmin recebeu da FAA, a autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, o Certificado de Tipo Suplementar (STC, na sigla em inglês) para o piloto automático GFC 500 para instalação nos Cessna 177/177A Cardinal e os Beechcraft T34A/T34B. A plataforma GFC 500 é ainda certificada para a família Piper Seneca PA-34-200T e PA34-200T II-V.
O piloto automático digital GFC 500 é destinado a aviões a pistão leves, oferecendo características de voo aprimoradas, incluindo recursos de automonitoramento e requisitos mínimos de manutenção quando comparado aos sistemas de geração anterior. Além disso, o GFC 500 integra-se aos sistemas GI 2751 ou G5 da Garmin, podendo inclusive ser conectado a aviônica G500 TXi ou o display G3X Touch. Segundo a Garmin, o GFC 500 é uma solução de piloto automático moderna e econômica, oferecendo uma série de recursos avançados, mas com custo baixo, em especial quando comparado ao popular piloto automático GFC 700.
O controlador do modo de piloto automático contém teclas e botões grandes e dedicados, bem como uma roda de controle que permite fácil ajuste da razão de subida, velocidade e ângulo de subida, além do Modo de Nível (LVL) que retorna a aeronave ao voo reto e nivelado ao toque de um botão. As aeronaves equipadas com GFC 500 podem tirar proveito do Garmin Smart Glide, uma ferramenta de incremento de segurança que ajuda os pilotos em caso de perda de potência do motor, automatizando determinadas tarefas e ajudando a reduzir a carga de trabalho.
O sistema também inclui pré-seleção de altitude, VNAV, proteção contra subvelocidade e sobrevelocidade, podendo ainda selecionar, acoplar e voar várias aproximações por instrumentos, incluindo GPS, ILS, VOR, LOC e back course approaches quando emparelhados com um navegador GPS Garmin compatível.