Pilatus lança PC-12 PRO com novo cockpit e melhorias na cabine

Novo PC-12 PRO ganhou cockpit baseado na suíte Garmin G3000 Prime e diversas melhorias na cabine de passageiros

Por Gabriel Benevides Publicado em 14/03/2025, às 17h21

O novo PC-12 PRO eleva o padrão da família PC-12 - Pilatu

A Pilatus apresentou hoje (14) o PC-12 PRO, a mais recente evolução do consagrado monomotor turbo-hélice. A nova versão incorpora o avançado cockpit Garmin G3000 Prime, um interior reformulado para maior conforto e um pacote completo de sistemas de segurança. Entre as melhorias, destacam-se a função de pouso automático Autoland, aprimoramentos na proteção contra estol e um radar meteorológico atualizado.

O PC-12 PRO mantém a confiabilidade do motor Pratt & Whitney PT6, agora otimizado para operar com Sustainable Aviation Fuel (SAF). As entregas estão previstas para começar no quarto trimestre de 2025.

Um dos maiores destaques do PC-12 PRO é a integração da suíte de aviônicos Garmin G3000 Prime, que substitui a cabine ACE, baseada no Honeywell Apex. O sistema Garmin 3000 Prime tem o dobro da capacidade de processamento equadru quatro vezes mais memória RAM em relação à versão anterior do G3000.

PC-12 PRO passa a contar com a suíte Garmin 3000 Prime

 

A nova plataforma inclui o sistema de pouso de emergência automático da Garmin e o piloto automático GFC 700, que conta com acionamento automático do autothrottle. O G3000 Prime adotada pela Pilatus inclui três telas sensíveis ao toque de 14 polegadas, além de telas secundárias de 7 polegadas, também sensíveis ao toque, integrados ao GI 275 de standby.

Outra mudança significativa foi o manche redesenhado, que se assemelha mais ao PC-24 e incorpora um interruptor para avançar no check-list. O cockpit também foi completamente redesenhado, com manetes de controle ergonômicos também inspirados no PC-24 e um interior mais sofisticado. A visibilidade externa foi aprimorada com a remoção da moldura da janela esquerda.

Sistema Autoland

A integração de um pacote completo de segurança da Garmin inclui a função de pouso de emergência que permite à aeronave pousar de forma completamente autônoma em situações críticas e que está presente em diversos aviões.

Além disso, foram aprimorados os sistemas de alerta e proteção contra estol e a estabilidade eletrônica. O radar meteorológico agora possui uma antena maior, aprimorando a consciência situacional do piloto.

Novo Design de Cabine

Cabine de passageiros foi redesenhada

O interior do PC-12 PRO foi reformulado para oferecer mais conforto e sofisticação. O layout modernizado combina novo projeto e materiais de alta qualidade, criando um ambiente contemporâneo. Novos compartimentos de armazenamento também foram adicionados, aumentando a conveniência a bordo.

No exterior, o PC-12 PRO ganhou esquemas de cores inéditos inspirados na era digital, com padrões modernos e acabamentos futuristas.

Janela esquerda foi redesenhada, ganhando maior área

 

O conjunto propulsor segue sendo o confiável PT6, que opera em conjunto com um sistema automático de controle eletrônicom inclusive da hélice (EPECS). Esse sistema reduz a carga de trabalho do piloto, otimiza o consumo de combustível e proporciona uma operação mais silenciosa. O PC-12 PRO também foi projetado para ser compatível com a maioria dos Sustainable Aviation Fuel (SAF), permitindo uma redução nas emissões de CO₂ sem comprometer o desempenho.

Pilatus turboélice Garmin PT6 Pratt & Whitney PT6 Garmin G300 Pailatus Aircraft PC-12 PRO

Leia também

Pilatus PC-24 terá centro de serviço autorizado em Dubai
Pilatus irá apresentar nova cabine do PC-24 com materiais sustentáveis