O Peru confirmou a compra de 24 caças Gripen E/F da Saab por US$ 3,5 bilhões para modernizar sua Força Aérea
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 03/07/2025, às 09h00
A presidente do Peru, Dina Boluarte, anunciou ontem (2), a aprovação da aquisição de 24 caças Gripen E, como parte do programa de modernização da Força Aérea Peruana (FAP). O contrato está estimado em aproximadamente US$ 3,5 bilhões e aguarda a assinatura de um decreto presidencial para liberação dos recursos.
Fabricados pela sueca Saab, o Gripen será responsável por substituir os atuais Mirage 2000P/DP e MiG-29 em operação desde os anos 1980. O projeto prevê que o novo caça seja o principal vetor de defesa aérea do país.
Com a aquisição, o Peru se tornará o quinto cliente global do Gripen E/F, ao lado de Suécia, Brasil, Tailândia e Colômbia. A confirmação também representa a vitória da Saab sobre rivais oferecidos ao país, como o Lockheed Martin F-16 Block 70, o Eurofighter Typhoon, o Dassault Rafale e o KF-21 Boramae.
Segundo a imprensa peruana, o CEO da Saab, Micael Johansson, é esperado nos próximos dias em Lima para avançar nas negociações e definir detalhes operacionais com autoridades. O Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, que participa da F-AIR Colômbia 2025 deve também se reunir com representantes de defesa do Peru e da Colômbia, os mais novos clientes do Gripen.
Todavia, não foi detalhado nenhum cronograma de entrega e nem a eventual participação de fornecedores brasileiros no contrato com o Peru. Existe a expectativa que as vendas de caças Gripen na América do Sul contem com componentes fornecidos por empresas com sede no Brasil, incluindo ainda componentes da própria Saab Brasil.
Além do Peru, a Colômbia também negocia a aquisição de dezesseis unidades do Gripen E/F, com contrato previsto para ser assinado em meados de setembro de 2025. Com a confirmação dos dois novos acordos, três países da América do Sul serão operadores do Gripen, ampliando a presença estratégica da Saab na região.