Óleo de cozinha abastece helicóptero de resgate na Alemanha

Combustível alternativo visa reduzir impactos no clima e oferecer opções de energia renovável

Por Gabriel Benevides Publicado em 10/06/2021, às 13h00 - Atualizado às 14h09

Empresas europeias estão ampliando investimentos em combustíveis renováveis para aviação

Seguindo as crescentes necessidades de atender as rígidas normas europeias de controle ambiental, a Airbus Helicopters realizou o primeiro voo do H145 utilizando combustível renovável de aviação (SAF, na sigla em inglês).

Operado pela organização alemã sem fins lucrativos ADAC Luftrettung, o helicóptero de resgate voou utilizando SAF a partir da estação de resgate aéreo da Clínica Harlaching, em Munique.

Com o uso do biocombustível a expectativa é que o helicóptero H145 possa reduzir as emissões de Co2 em até 90% em relação ao querosene de aviação, sendo produzido a partir de resíduos reutilizáveis como óleo de cozinha e gorduras. De acordo com a Airbus, o SAF utilizado neste voo não deverá gerar nenhum impacto na produção de alimentos, como outros tipo de combustíveis que exigem produção exclusiva de vegetais.

O combustível usado para o primeiro voo do helicóptero foi produzido pela francesa Total Energies, tendo como matéria prima óleo de cozinha usado. Com este SAF, a frota da ADAC Luftrettung poderá alcançar uma redução de 33% nas emissões de Co₂, impactando diretamente as mais de 50.000 missões de resgate e mais de 3,3 milhões de quilômetros voados por ano, o que equivale a uma redução de cerca de 6 mil  toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Principal parceira da ADAC Luftrettung para o feito envolvendo o H145, a Safran Helicopter Engines, assinou um acordo com os diretores da empresa para aumentar a proporção de mistura de biocombustível sustentável para até 100% nos próximos anos. A empresa promoverá também o uso de e-combustível sintético, conhecido como Power-to-Liquid (PTL), sendo produzido a partir de energia elétrica de fontes renováveis, que, juntamente com o uso de biocombustíveis, permitirá que a aviação se aproxime da meta de emissão neutra.

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