Passageiros dão mau exemplo durante situação de emergência

Passageiros foram vistos carregando bagagens e fazendo 'selfies' durante evacuação de aeronave, em Havana

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/03/2023, às 08h50

Reguladores exigem que a aeronave seja evacuada em até 90 segundos, em caso de emergência em solo - Reprodução/Redes Sociais

Durante a evacuação de um Boeing 737 MAX 8 da Southwest Airlines, que fez um pouso de emergência em Havana, Cuba, na tarde de ontem (5), passageiros foram vistos carregando suas bagagens e fazendo fotos de si mesmos nas saídas de emergência da aeronave, o que viola regras de segurança.

Undesirable for Aviation and Safety - Passengers were again seen with bags and suitcase during the emergency evacuation of Southwest Airlines Boeing 737-MAX8 (N8972Q) that made an emergency landing at Havana-José Martí Airport (HAV), Cuba after it faced bird hit and cabin smoke. pic.twitter.com/Y78muPn8Ck

— FL360aero (@fl360aero) March 6, 2023

Um dos motores da aeronave (N8792Q), em operação desde novembro de 2022, colidiu com um pássaro e emitiu fumaça durante a decolagem do voo da capital cubana (HAV) e precisou retornar. O pouso em si ocorreu em segurança. 

Em via de regra, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) exige que, em solo, todos os passageiros e tripulantes evacuem uma aeronave em situação de emergência em até 90 segundos. Para que ela seja cumprida, fabricantes, companhias aéreas, autoridades aeroportuárias e de segurança pública devem demonstrar, periodicamente, que este procedimento pode ser feito, através de exercícios simulados ou por meio de uma combinação de análises e testes.

No Brasil, os procedimentos obedecem ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (Rbac) n.º 153, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O último grande simulado de emergência aérea ocorrido no país aconteceu em agosto de 2022, no Rio de Janeiro (GIG), com a participação de 300 pessoas, incluindo de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).

📹 adn40 pic.twitter.com/vE5RSrEHwI

— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) March 5, 2023

Em nota, a Corporação da Aviação Cubana (Cacsa), regulador local, disse que "a aeronave Boeing 737 da companhia aérea Southwest (SWA3923) com destino a Fort Lauderdale, durante o processo de decolagem, detectou falhas em um de seus motores, seguindo o procedimento estabelecido, seu pouso no Aeroporto de Havana foi autorizado. Os passageiros foram evacuados e passam bem. As causas do incidente estão sendo investigadas”.

Emergência Segurança Cuba Southwest Airlines bagagens Havana Selfie evacuação

Leia também

Lula indica novo diretor da ANAC
Simulado de emergência mobilizou mais de 300 pessoas