Parceria permitirá uso de simulador do Cessna Caravan para missões humanitárias

Parceria entre a Euramec e uma operadora de missões humanitárias permitirá o uso de um simulador do Cessna Caravan 208B

Por Marcel Cardoso Publicado em 20/01/2025, às 07h35

O simulador será instalado na Holanda e contribuirá para a meta da MAF de diminuir as emissões de carbono em 30% até 2035 - Divulgação

A Missão de Aviação para a Fraternidade Internacional (MAF International) firmou um acordo com a empresa europeia de sistemas de simulação de voo Euramec para a criação de uma solução escalável de treinamento de missões para o Cessna C208B Caravan.

A MAF é uma operadora que possui uma frota de 117 aeronaves que atendem cerca de 1.500 organizações de ajuda humanitária, desenvolvimento e missões. A entidade fornece assistência médica, ajuda emergencial e iniciativas de desenvolvimento a longo prazo para comunidades isoladas.

Estamos muito entusiasmados e orgulhosos de anunciar oficialmente nossa parceria com a Euramec para a solução de simulação de voo de última geração do Cessna C208B Caravan", disse Rene Don, líder do projeto de simuladores de voo na MAF International, que acrescentou que o investimento no simulador trará benefícios econômicos e ambientais, reduzindo o número de horas de voo necessárias para treinamento.

O simulador será instalado na Holanda e contribuirá para a meta da MAF de diminuir as emissões de carbono em 30% até 2035. "O dispositivo principal de treinamento de voo (FTD) contará com um sistema visual de alta fidelidade e visões verticais ampliadas para proporcionar máxima imersão nos terrenos desafiadores onde os pilotos da MAF operam", disse Bert Buyle, CEO da Euramec.

O simulador será certificado inicialmente no nível FTD2 da agência de aviação civil da União Europeia (EASA). Ele incluirá um sistema de movimento com seis graus de liberdade para aprimorar as características de voo.

Além disso, a Euramec fornecerá um sistema de realidade virtual (VR) como treinador adicional de tarefas parciais. O sistema incluirá rastreamento ocular e outros recursos avançados de tecnologia. A Multisim, empresa holandesa, será responsável pela integração do software D-Sim e D-World nos componentes do simulador.

A previsão é que o simulador C208B Caravan esteja operacional no aeroporto internacional de Teuge (EHTE), na Holanda, até o final deste ano. Uma segunda unidade está planejada para ser instalada na Austrália.

Realidade Virtual segurança aérea simulador de voo Cessna Caravan emissões de carbono simulação de voo treinamento de pilotos MAF International aviação humanitária Euramec

Leia também

O Blackhawk XP42A deixou o Grand Caravan ainda mais robusto
Polícia Rodoviária Federal recebe quatro novas aeronaves