Parceria entre Airbus e Renault poderá viabilizar eletrificação mútua, inclusive para desenvolvimento de aviões híbridos
Por Marcel Cardoso Publicado em 30/11/2022, às 17h46
A Airbus e a Renault assinaram um acordo de pesquisa e desenvolvimento que visa aumentar transversalidades e sinergias para acelerar os roteiros de eletrificação de ambas as empresas.
Segundo o fabricante europeu, essa parceria ajudará a amadurecer as tecnologias associadas às futuras aeronaves híbridas-elétricas. As equipes de engenharia de ambas as partes unirão forças para amadurecer tecnologias relacionadas ao armazenamento de energia.
O acordo de cooperação abrangerá principalmente as ferramentas tecnológicas relacionadas à otimização do gerenciamento de energia e à melhoria do peso da bateria, e procurará os melhores caminhos para passar das químicas celulares atuais (íon de lítio avançado) para todos os projetos de estado sólido que possam dobrar a densidade de energia de baterias no período de 2030, bem como estudará o ciclo de vida completo das futuras baterias, desde a produção até a reciclabilidade, a fim de preparar a industrialização desses futuros projetos de bateria, avaliando sua pegada de carbono em todo o seu ciclo de vida.
“Esta parceria entre setores com o Grupo Renault nos ajudará a amadurecer a próxima geração de baterias como parte do roteiro de eletrificação da Airbus”, disse a diretora técnica da Airbus, Sabine Klauke. “Também promoverá o surgimento de padrões técnicos e regulatórios comuns em apoio às soluções de mobilidade limpa necessárias para atingir nossas metas climáticas”.