Paquistão apresenta JF-17 no tradicional Royal International Air Tattoo

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/07/2025, às 12h10

JF-17 Block-III é um caça multifunção de 4,5ª geração, equipado com radar AESA e mísseis BVR de longo alcance - Pakistan Air Force

A Força Aérea do Paquistão (PAF) participou do Royal International Air Tattoo 2025, um dos maiores shows aéreos militares da Europa. A delegação desembarcou na base RAF Fairford, em Gloucestershire, no sudoeste da Inglaterra, com caças JF-17 Thunder Block-III e um C-130 Hercules.

A PAF destacou as capacidades operacionais e o desenvolvimento da indústria aeronáutica do Paquistão, que tem feito progressos constantes nas últimas décadas.

Durante o deslocamento até o Reino Unido, os caças JF-17 Thunder Block-III realizaram operações de reabastecimento aéreo com apoio de um Illyushin Il-78, permitindo ainda o adestramento dos militares em voos de longo alcance em missões prolongadas fora do território paquistanês.

O JF-17 Block-III é um caça multifunção de 4,5ª geração, equipado com radar AESA e mísseis BVR de longo alcance. Projetado para realizar uma ampla gama de missões de combate, o modelo reforça a aplicação do poder aéreo do Paquistão em cenários contemporâneos. Ainda que ainda apresente algumas limitações, frente seus pares ocidentais, o JF-17 tem feito constantes progressos desde o seu primeiro voo.

A presença da PAF no RIAT ocorre em meio ao interesse internacional pelo JF-17 Thunder, cujas capacidades operacionais têm atraído atenção de alguns países, sobretudo na África e América Latina, por uma aeronave de combate com boa capacidade e baixo custo.

JF-17 C-130 Hercules inglaterra AESA Illyushin RIAT BVR Block-III Il-78 Royal International Air Tattoo