Caça JF-17 é produzido pelo Paquistão em parceria com a China e atraiu o interesse da força aérea do Iraque
Por André Magalhães Publicado em 10/07/2023, às 13h00
O Paquistão supostamente chegou a um acordo com o Iraque para a venda de doze caças JF-17 Thunder Block III para a força aérea. O valor do contraro é estimado em US$ 1,8 bilhões (R$ 8,8 bilhões), que caso concretizado, será a maior venda militar do Paquistão no exterior.
O caça é produzido pela Pakistan Aeronautical Complex (PAC), em parceria com o conglomerado chinês Chengdu Aircraft Corporation (CAC), com objetivo de substituir os veteranos Nanchang A-5C, Chengdu F-7P/PG e Dassault Mirage III.
Pakistan Aeronautical Complex reached an agreement with the Republic of Iraq for the sale of 12 PAC JF-17 Thunder Block III 4.5 generation multirole fighter aircraft.
— Pakistan Republic (@republicdotpk) July 8, 2023
The deal, worth $1.8 billion, is set to become Pakistan's largest defense sale in history.#ShameOnARY pic.twitter.com/c6yOXn52Yz
O Iraque não é a primeira nação a demonstrar interesse pelo caça paquistanês, o governo de Mianmar fez um pedido para dezesseis JF-17 da variante Bloco II. O caça sino-paquistanês também obteve sucesso na África, com a encomenda de três aviões, da versão Block III, pela Nigéria.
O JF-17 é um caça de quarta geração, com capacidade para voar até Mach 1.6 (aproximadamente 1.975 km/h), com alcance de combate declarado de 1.200 quilômetros. O caça conta com um canhão GSh-23-2 de 23 mm e pode empregar diversas armas, incluindo mísseis ar-ar, ar-superfície, bombas guiadas e não guiadas.