Pan Am inicia processo de certificação para voltar a voar

Pan Am inicia processo de certificação junto à FAA, em parceria com a AVi8 Air Capital, para retornar ao mercado

Por Marcel Cardoso Publicado em 10/10/2025, às 09h59

Pan Am e AVi8 Air Capital avançam na certificação junto à FAA para relançar a histórica companhia aérea como transportadora regular nos Estados Unidos - Divulgação

A AVi8 Air Capital, em parceria com a Pan Am Brands, anunciou na última quinta-feira (9), o início do processo de certificação junto à agência federal de aviação dos Estados Unidos, a FAA, para restabelecer a Pan Am como transportadora aérea regular do país. A iniciativa também depende da aprovação do Departamento de Transportes norte-americano.

Segundo a empresa, foi formado um time especializado para conduzir a certificação, com apoio preliminar de arrendadores de aeronaves e fornecedores estratégicos. O plano de negócios detalhado já foi concluído e prevê sede em Miami e frota composta por aeronaves da Airbus.

Histórico da parceria

Em junho, Pan Am Brands, divisão da Pan American Global Holdings, firmou acordo estratégico com a AVi8 Air Capital para avaliar a viabilidade do retorno da marca ao mercado de transporte aéreo regular. A análise contempla dinâmica de mercado, estratégia de frota, infraestrutura operacional e planejamento financeiro.

Próximos passos

O grupo informou que divulgará novas atualizações ao longo das etapas do processo de certificação e das definições operacionais necessárias para o relançamento. A proposta é reintroduzir a Pan Am de forma sustentável, preservando sua relevância histórica e buscando adequação ao cenário atual da aviação comercial.

Airbus aviação comercial Miami Pan Am DOT transporte aéreo AVI8 Air Capital certificação FAA companhia aérea dos EUA retorno Pan Am

Leia também

Empresa dos EUA encerra compartilhamento de voos com a Latam
Austrália recebe Apaches dos EUA e amplia dissuasão no Indo-Pacífico