País asiático quer menos aeroportos

O Sri Lanka, pequeno país insular asiático, quer menos aeroportos internacionais

Por Marcel Cardoso Publicado em 24/10/2022, às 14h36

O aeroporto internacional de Colombo, maior cidade do país, é o único da categoria que justifica a sua existência - Bandaranaike International Airport/Twitter

O Sri Lanka, pequeno país insular localizado no Oceano Índico, ao sul da Índia, tem mais de 21 milhões de habitantes e conta atualmente com 18 aeroportos, dentre eles, cinco internacionais, incluindo o de Colombo (CMB), cidade mais populosa da região.

Recentemente, o governo da ilha anunciou a construção de seu sexto terminal internacional, na localidade de Hingurakgoda, no nordeste do país, mas há uma preocupação sobre a necessidade de tantos aeroportos internacionais em uma nação que tem uma população equivalente à da Região Metropolitana de São Paulo.

De acordo com o piloto aposentado G.A. Fernando ao jornal local The Island One, CMB é o único internacional que está perto de sua capacidade máxima. Os demais são “elefantes brancos”, ou seja, não justificam as suas existências. Um deles, na localidade de Mattala (HRI), que praticamente não recebe voos, custa o equivalente a R$ 145 mil por mês para se manter operacional, segundo ele.

Fernando complementa: “Ter tantos aeroportos ‘internacionais’ faz sentido em uma nação insular como a nossa? (...) Obviamente precisamos de menos pontos de entrada para passageiros do exterior.

Atualmente, o Sri Lanka tem sete companhias aéreas, mas apenas a SriLankan Airlines faz voos internacionais, sendo todos de/para Colombo.

Aeroportos Ásia Oceano Índico Sri Lanka

Leia também

Companhia aérea da Ásia recorre aos EUA para se salvar
Há potencial para 100 novas rotas na Malásia, diz Embraer