Exercício Air Defense 23 é o maior da história da OTAN e ocorre na Alemanha, reunindo 250 aeronaves, 10 mil militares e 25 países
Por André Magalhães Publicado em 12/06/2023, às 11h00
A OTAN iniciou o maior exercício aéreo de toda a sua história, envolvendo 250 aeronaves e 10.000 militares, que participarão, até o próximo dia 23, de uma ampla manobra militar na Alemanha. O Air Defense 23 foi planejado há vários anos, mas se tornou uma clara resposta dos países do tratado as ambições russas na Europa Oriental.
O maior destaque no exercício militar é a presença maciça dos Estados Unidos, que participam com 100 aeronaves, entre elas caças F-16, aviões de ataque ar-solo A-10 e aviões de transporte C-130 Hercules. Os europeus marcam presenças com caças como o Eurofighter Typhoon, Panavia Tornado e JAS 39C Gripen.
.@Team_Luftwaffe🇩🇪kicks off the largest multinational air force deployment in #NATO history as exercise #AirDefender23 begins
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) June 12, 2023
The exercise's large scale operations involve almost 10,000 personnel & more than 250 aircraft from 25 nations & NATO
Read more https://t.co/V3VQiAJKgB pic.twitter.com/oxUrUNQtw0
O Air Defense 23 tem a presença da Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estônia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Croácia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Romênia, Eslovênia, Espanha, República Tcheca, Turquia, Hungria, Reino Unido, Finlândia, Suécia e a afitriã Alemanha.
Destaca-se a participação da Finlândia, que há pouco tempo ingressou na OTAN, bem como a Suécia, que está em processo de adesão. Da mesma forma, o Japão, tradicional aliado do Ocidente, agora realiza uma manobra militar na Europa, um ambiente completamente diferente do existente nos exercícios no Pacífico.