Os dez aeroportos mais movimentados dos EUA

Aeroporto de Atlanta manteve a liderança nos Estados Unidos e no mundo com mais de 93 milhões de passageiros em 2022

Por Wesley Lichmann Publicado em 08/08/2023, às 04h21

Atlanta é o maior aeroporto do mundo em movimento de passageiros e aeronaves - Divulgação/Airports Council International

O aeroporto internacional de Atlanta permaneceu na liderança dos mais movimentados dos Estados Unidos e do mundo em 2022, segundo relatório divulgado ontem (07), pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês).

De acordo com o levantamento, os aeroportos norte-americanos apresentaram em 2022 um robusto crescimento de 117,2% no número de passageiros internacionais em relação a 2021. No segmento doméstico, a alta foi 25,8% na comparação anual.

A ACI, principal autoridade comercial aeroportuária do mundo, considerou os dados operacionais de passageiros, aeronaves e cargas de 277 aeroportos norte-americanos. 

O aeroporto internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta movimentou 93,6 milhões de passageiros no ano passado, crescimento de 23,8% em relação a 2021. O terminal aéreo que é o principal hub da Delta Air Lines também foi o que mais movimentou aeronaves, com 724.145 pousos e decolagens, aumento de 2,3% frente um ano antes.

Completam a lista dos três maiores em passageiros, os aeroportos de Dallas (DFW), com 73,3 milhões de embarques e desembarques e Denver (DEN), responsável pelo transporte de 69,2 milhões de passageiros.

O John F. Kennedy, em Nova York, foi o que mais cresceu na comparação anual, impulsionado pelo fim das barreiras sanitárias e abertura das fronteiras internacionais. A principal porta de entrada do país registrou alta de 79,6%, para 55,2 milhões de passageiros, ocupando a sexta posição entre os mais movimentados.

Principal destino dos brasileiros, Miami figura na oitava posição com mais de 50 milhões de viajantes.

Passageiros

Já os números de pousos e decolagens aumentaram 9,2% em 2022 em comparação com 2021. Os aeroportos de Atlanta, Chicago O`Hare e Dallas Fort Worth foram os mais movimentados, e são respectivamente os principais hubs da Delta, United e American Airlines.

Aeronaves

Já entre os terminais cargueiros, Memphis manteve a liderança com mais de 4 milhões de toneladas movimentadas, mas 9,8% menos que o volume registrado em 2021. Anchorage e Louisville completam as três primeiras posições.

A ACI destaca que tráfego geral de carga aérea diminuiu 3,9%, com uma redução no volume de frete internacional de 2,6%, enquanto o frete doméstico diminuiu 4,5% na comparação anual.

Carga

Memphis é o principal centro logístico da empresa de entregas expressas Fedex, enquanto Anchorage é importante ponto de parada dos voos cargueiros que conectam a Ásia aos Estados Unidos. Na terceira posição, Louisville é o centro de distribuição da United Parcel Service, conhecida pela marca UPS.

movimento Aeroportos EUA Voos Estados Unidos passageiros Internacional Pousos Delta United Operação Carga Chicago American Atlanta Dallas Aeronaves ATL DFW hub decolagens Centro de conexões Embarques Desembarques ORD

Leia também

Os dez aeroportos mais movimentados do Brasil
Os dez aeroportos mais movimentados do mundo