Aeroporto de Atlanta manteve a liderança nos Estados Unidos e no mundo com mais de 93 milhões de passageiros em 2022
Por Wesley Lichmann Publicado em 08/08/2023, às 04h21
O aeroporto internacional de Atlanta permaneceu na liderança dos mais movimentados dos Estados Unidos e do mundo em 2022, segundo relatório divulgado ontem (07), pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês).
De acordo com o levantamento, os aeroportos norte-americanos apresentaram em 2022 um robusto crescimento de 117,2% no número de passageiros internacionais em relação a 2021. No segmento doméstico, a alta foi 25,8% na comparação anual.
A ACI, principal autoridade comercial aeroportuária do mundo, considerou os dados operacionais de passageiros, aeronaves e cargas de 277 aeroportos norte-americanos.
O aeroporto internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta movimentou 93,6 milhões de passageiros no ano passado, crescimento de 23,8% em relação a 2021. O terminal aéreo que é o principal hub da Delta Air Lines também foi o que mais movimentou aeronaves, com 724.145 pousos e decolagens, aumento de 2,3% frente um ano antes.
Completam a lista dos três maiores em passageiros, os aeroportos de Dallas (DFW), com 73,3 milhões de embarques e desembarques e Denver (DEN), responsável pelo transporte de 69,2 milhões de passageiros.
O John F. Kennedy, em Nova York, foi o que mais cresceu na comparação anual, impulsionado pelo fim das barreiras sanitárias e abertura das fronteiras internacionais. A principal porta de entrada do país registrou alta de 79,6%, para 55,2 milhões de passageiros, ocupando a sexta posição entre os mais movimentados.
Principal destino dos brasileiros, Miami figura na oitava posição com mais de 50 milhões de viajantes.
Passageiros
Já os números de pousos e decolagens aumentaram 9,2% em 2022 em comparação com 2021. Os aeroportos de Atlanta, Chicago O`Hare e Dallas Fort Worth foram os mais movimentados, e são respectivamente os principais hubs da Delta, United e American Airlines.
Aeronaves
Já entre os terminais cargueiros, Memphis manteve a liderança com mais de 4 milhões de toneladas movimentadas, mas 9,8% menos que o volume registrado em 2021. Anchorage e Louisville completam as três primeiras posições.
A ACI destaca que tráfego geral de carga aérea diminuiu 3,9%, com uma redução no volume de frete internacional de 2,6%, enquanto o frete doméstico diminuiu 4,5% na comparação anual.
Carga
Memphis é o principal centro logístico da empresa de entregas expressas Fedex, enquanto Anchorage é importante ponto de parada dos voos cargueiros que conectam a Ásia aos Estados Unidos. Na terceira posição, Louisville é o centro de distribuição da United Parcel Service, conhecida pela marca UPS.