Os dez aeroportos mais movimentados do mundo

Conselho Internacional de Aeroportos divulga os dez aeroportos mais movimentados do mundo em 2022

Por Wesley Lichmann Publicado em 05/04/2023, às 14h09

Aeroporto de Atlanta o mais movimentado do mundo em termos de passageiros e aeronaves - Divulgação

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International, ACI-na sigla em inglês), divulgou hoje (5), os dados de tráfego dos dez aeroportos mais movimentados do mundo em 2022, em termos de passageiros, carga aérea e aeronaves.

Dos dez principais aeroportos do mundo em passageiros, cinco pertencem aos Estados Unidos, as quatro primeiras posições na categoria permaneceram inalteradas e foram lideradas pelos terminais norte-americanos de Atlanta, Dallas/Fort Worth, Denver e Chicago O´Hare.

O aeroporto de Atlanta sem manteve na primeira posição do ranking, com 93,7 milhões de embarques e desembarques realizados, alta de 23,8% na comparação com o ano de 2021. Já o terminal de Dallas foi responsável pelo transporte de 73,4 milhões de pessoas, um crescimento 17,5%.

No terceiro lugar aparece Denver, com 69,3 milhões de passageiros, aumento de 17,8%, seguido por Chicago O´Hare, que registrou 68,3 milhões, variação positiva de 26,5% na comparação anual.

Completam a lista os aeroportos de Dubai (DXB), Los Angeles (LAX), Istambul (IST), Londres (LHR), Nova Delhi (DEL) e Paris (CDG). Abaixo os números dos dez maiores aeroportos do mundo em passageiros:

Destaca-se o salto de posição do aeroporto de Heathrow, em Londres, da quinquagésima quarta colocação em 2021 para a oitava em 2022, com crescimento de 217.7% no fluxo de passageiros.

"Os novos 10 aeroportos mais movimentados para o tráfego de passageiros refletem a resiliência do setor aeroportuário e da aviação e a ânsia dos passageiros em viajar de avião", afirma Luis Felipe de Oliveira, diretor geral da ACI World.

Passageiros Internacionais

Entre os aeroportos com o maior tráfego de passageiros internacional, o aeroporto e Dubai liderou o ranking com mais de 66 milhões de pessoas passando pelos seus terminais, alta de 127%. O aeroporto Heathrow, em Londres, reassumiu a segunda posição após registrar um crescimento de 230,5%, para 58 milhões.

Completando o pódio está o terminal aéreo de Schiphol, em Amsterdã, que transportou mais de 52 milhões de pessoas em voos internacionais.

Aeronaves

Em termos de aeronaves, as quatro primeiras posições permanecem com os mesmo aeroportos líderes no transporte de passageiros. Nesta categoria, nove dos dez mais movimentados são norte-americanos.

Atlanta liderou o ranking com mais de 724 mil pousos e decolagens registrados no ano passado, seguido por Chicago O´Hare com 711 mil, Dallas/Fort Worth com 656 mil e o aeroporto de Denver que registrou 607 mil operações.

Os dez maiores aeroportos em movimentação de aeronaves, representam cerca de 7% do tráfego global, e registraram alta de 11,4% frente um ano antes, recuperando para 91,5% os níveis de 2019, ano pré-crise sanitária.

Carga Aérea

Durante a crise sanitária o transporte de carga aérea se aproveitou do 'boom' das vendas pelo comércio eletrônico, porém, no último ano a procura tem caído significativamente, o volume diminuiu 6,7% ante um ano antesa para cerca de 117 milhões de toneladas métricas em 2022.

Os dez principais aeroportos cargueiros são responsáveis por 27% do volume global de 2022, queda de 9,9% em realação ao ano de 2021, mas 4,1% maior em realação aos resultados de 2019.

Segundo a ACI, "o declínio pode ser atribuído às tensões geopolíticas em andamento e às interrupções no comércio global e nas cadeias de suprimentos".

No ano passado, Hong Kong (HKG)  manteve-se no primeiro lugar e foi responsável pelo trasnporte de 4,2 milhões de toneladas, alta de 16,4%,  seguido por Memphis (MEM), nos Estados Unidos com 4 milhões, queda de 9,8% e Anchorage (ANC) com 3,5 milhões diminuição de 4,3%.

O destaque negativo no segmento de cargas foi Shanghai Pudong (PVG), que caiu do primeiro lugar para a quarta posição depois de movimentar 3,1 milhões de toneladas de carga em 2022.

Tráfego movimento Aeroportos passageiros Internacional ACI Carga Embarque Aeronaves Desembarque Dez maiores

Leia também

Tribunal holandês anula plano para reduzir voos no aeroporto de Amsterdã
Infraero assina contrato e concessão de Congonhas avança