Oriente Médio recebeu primeiros voos de helicóptero com combustível sustentável

Um helicóptero AW139, da Leonardo, realizou os primeiros voos com SAF do Oriente Médio

Por Marcel Cardoso Publicado em 01/12/2023, às 20h26

Para o marco, foi utilizada uma aeronave da Abu Dhabi Aviation - Leonardo/Divulgação

O AW139 da Leonardo realizou durante a semana, os dois primeiros voos de helicóptero com combustível sustentável de aviação no Oriente Médio.

O feito contou com a participação da Abu Dhabi Aviation, proprietária da aeronave, e transportou representantes dos Emirados Árabes e do setor aéreo local. As empresas são parceiras há 15 anos e, neste período, foram adquiridas 33 unidades, sendo o AW139 o modelo majoritariamente presente na frota.

Saif Mohammed Al Suwaidi, Diretor Geral da Autoridade Geral da Aviação Civil dos Emirados Árabes, disse que o setor da aviação civil no país realizou progressos significativos para melhorar a utilização do SAF e destacou que o sucesso do primeiro o voo de helicóptero utilizando o combustível é um passo importante nos esforços contínuos para reduzir as emissões de carbono no setor da aviação.

Foto: Leonardo/Divulgação.

 

Leonardo na Expodefensa

Entre o próximo domingo (3) e o dia 7 de dezembro, a Leonardo participará da Expodefensa, feira voltada para o mercado de defesa e segurança, em Bogotá, na Colômbia.

O fabricante exibirá uma série de plataformas de asa fixa, incluindo o treinador avançado M-346 em sua configuração Fighter Attack (FA), equipado com radar multimodo de controle de fogo Grifo-346 da empresa. O M-346 FA é uma aeronave de combate leve e econômica que também pode ser usada para treinamento. Ele pode realizar uma ampla gama de missões Ar-Ar e Ar-Terra. 

Também será exposta a aeronave multimissão C-27J Spartan. Na América Latina aeronave foi escolhida pelo México e pelo Peru e apresenta bom desempenho graças à capacidade de pousar em pistas não pavimentadas e semipreparadas.

Combustível SAF Emirados Árabes sustentável Leonardo helicóptero AW139 Oriente Médio Expodefensa Abu Dhabi Aviation

Leia também

Airbus garantiu mais três pedidos de helicópteros na Europa
Leonardo fechou pedidos para 13 helicópteros na Espanha