TAP Air Portugal transportou mais de 741.000 passageiros nos cinco primeiros meses de 2023, alta de 51% na comparação anual
Por Wesley Lichmann Publicado em 05/07/2023, às 11h55
A TAP Air Portugal transportou cerca de 741.000 passageiros com origem ou destino no Brasil no acumulado dos cinco primeiros meses de 2023. O números representam um crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano e 11% maior que o registrado em 2019, ano pré-crise sanitária.
O Brasil é o maior mercado da TAP Air Portugal, a companhia aérea ocupa a segunda posição no mercado de voos com origem e destino no país.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) referentes ao mês de maio, a companhia deteve 8,8% de participação no total de passageiros registrados em voos internacionais, ficando atrás apenas da subsidiária brasileira da Latam que possui 15,5% do mercado.
No ano passado, a TAP foi responsável pelo transporte de 1,6 milhão de passageiros entre o Brasil e a Europa. Para atender a demanda, a aérea aumentou em 32% a oferta de assentos nas ligações com as cidades brasileiras, superando em 9% a capacidade oferecida antes da crise sanitária.
Com saídas de Lisboa e Porto, a companhia atende onze destinos no país, incluindo Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As rotas são operadas com as aeronaves de última geração A321LR e A330-900neo.
Para atender a crescente procura por viagens aéreas e a demanda da temporada de inverno no hemisfério norte, a transportadora portuguesa reforçará suas operações no país. A partir do dia 29 de outubro a TAP oferecerá 81 voos semanais entre Portugal e o Brasil.
Apenas em São Paulo, principal destino no país, a TAP disponibilizará vinte e um voos semanais, sendo dezoito para Lisboa e três para a cidade do Porto. No Rio de Janeiro serão oferecidos treze voos por semana, sendo dois para o Porto.
As cidades de Fortaleza, Recife, Salvador, Natal terão serviços diários a partir do mês de outubro, enquanto em Belo Horizonte e Brasília os seis voos oferecidos permanecerão. Já Porto Alegre e Maceió serão atendidas três vezes por semana, e Belém terá quatro voos semanais.