NTSB divulga relatório preliminar sobre queda do Challenger 600

Relatório inicial do NTSB sobre o pouso forçado de Challenger 600 em uma rodovia na Flórida aponta perda de potência em ambos motores

Por Micael Rocha Publicado em 01/03/2024, às 12h00

NTSB está realizando análises para divulgação do motivo do apagamento dos motores - Reprodução/Redes Sociais

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) emitiu o relatório preliminar sobre o acidente fatal com um Bombardier Challenger 600, que fez um pouso forçado em uma rodovia na Flórida, em fevereiro deste ano.

De acordo com o relatório, houve perda de ambos motores, ainda que o motivo do apagamento ainda não tenha sido completamente investigado. Os investigadores agora vão concentrar seus esforços em definir o motivo da falha que atingiu ambos os motores e detalhar os procedimentos que causaram um pouso que acabou malsucedido.

O jato, de matrícula N823KD, estava operando um voo entre o aeroporto da Universidade Estadual de Ohio (KOSU), próximo da cidade de Columbus, e o aeroporto municipal de Nápoles (KAPF), no Golfo da Flórida. Durante a aproximação final os pilotos foram surpreendidos com a perda de potência e tentaram realizar o pouso na rodovia interestadual 75, cerca de 6,5 milhas (10,4 km) ao norte do aeródromo de Nápoles.

Mesmo com um toque bemsucedido na rodovia, o avião perdeu o controle e atingiu um muro de contenção na lateral da pista. Com o impacto a aeronave incendiou-se instantaneamente, vitimando os dois pilotos.

Um comissário de bordo e os dois passageiros conseguiram evacuar do Challenger 600 pelo bagageiro, localizado na cauda do avião. Uma pessoa em terra que transitava de carro também se feriu, mas passa bem.



Segundo o NTSB, o próximo passo da investigação será realizar ensaios nos estágios dos compressores de ambos motores e colher amostras de combustível dos locais onde o avião abasteceu. O relatório final ainda não tem prazo para ser concluído.

Acidente NTSB Bombardier Challenger 600

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