Oficiais da Força Aérea de Honduras, na América Central, farão testes nos helicópteros Airbus H145 adquiridos pelo país
Por Micael Rocha Publicado em 13/09/2024, às 07h15
Uma delegação da Força Aérea Hondurenha (FAH) viajará para a Alemanha neste mês para realizar os primeiros testes dos helicópteros Airbus H145 adquiridos pelo país da América Central.
Os helicópteros foram comprados por US$ 24,8 milhões (R$ 139,6 milhões). O comandante da FAH, Guillermo Rosales, informou que os dois primeiros modelos estão em fase final de produção.
O acordo para a compra dos helicópteros foi firmado pelo governo de Xiomara Castro, com um contrato que prevê a aquisição de duas aeronaves por ano, entre 2023 e 2025. A equipe técnica da FAH será responsável pelos testes para verificar se os helicópteros estão de acordo com as especificações solicitadas.
Após os testes na Alemanha, as aeronaves serão desmontadas parcialmente e transportadas por navio para Honduras, onde serão remontados em Tegucigalpa, capital do país. A expectativa é que as primeiras unidades cheguem em novembro e estejam prontas para operação.
Guillermo Rosales disse que a versão do H145 comprada pela FAH é "a mais atual disponível no mercado" e superior a modelos adquiridos por outros países da América Latina. A decisão pela compra dos helicópteros foi "considerada estratégica", levando em conta aquisições recentes feitas por países como a Argentina.