três novos modelos chineses de drones tiveram a operação aprovada no país pela ANAC
Por Marcel Cardoso Publicado em 11/01/2024, às 09h01
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou a utilização de três novos modelos chineses de drones para uso em pulverização agrícola no Brasil.
Fabricados pela empresa DJI, os Agras T20P, T30 e T40 possuem pesos máximos de decolagem que variam de 58 kg a 101kg e podem transportar até 50kg, dependendo da categoria. Segundo a autarquia, os projetos aprovados reforçam as relações de cooperação na aviação entre Brasil e China.
Todos os modelos foram aprovados para operar a 120 metros acima do nível do solo e com alcance de até 1.000 metros para operações em linha de visada visual (VLOS) ou visual estendida (Evlos). A comercialização deverá ser realizada pelo próprio fabricante no país.
A aprovação dos drones de pulverização agrícola é um processo de certificação voluntária. A autorização concedida pela ANAC permite a operação com um Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA (CAER), que demanda uma declaração de conformidade do fabricante para cada número de série do equipamento.