Novos caças Gripen são rebocados até o aeroporto de Navegantes

Esquema especial foi feito para o translado de mais dois caças F-39E Gripen até o aeroporto de Navegantes

Por André Magalhães Publicado em 26/09/2022, às 08h40

Com a chegada dos novos aviões a frota de caças Gripen E de série sobe para quatro - Divulgação

A Força Aérea Brasiliera recebeu no último final de semana mais dois caças Gripen E, ampliando a frota de modelos de série para um total de quatro. 

Os dois caças F-39E (FAB 4103 e FAB 4104) chegaram ao Brasil no domingo (25) de manhã, desembarcando em seguida no porto de Navegantes, em Santa Catarina. A FAB elaborou um novo esquema para desembarque dos aviões, que ao longo do dia foram retirados do navio, preparados no poder e transladados até o aeroporto de Navegantes – Ministro Victor Konder (NVT).

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A operação de reboque ocorreu na madrugada de hoje (26), contando com um esquema de segurança promovido pela FAB e polícia militar, que fecharam ruas e desviaram o tráfego ao longo de todo o trajeto.

O próximo passo será a realização de alguns testes de motores e demais sistemas, que deverá liberar os dos caças para voarem até Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde está localizado o centro de desenvolvimento da Saab para o Programa Gripen.

 

No interior paulista, os novos Gripen irão se juntar as duas primeiras unidades de série (FAB 4101 e 4102) recebidas em abril e que estão realizando uma extensa bateria de testes para obter a certificação militar.

É esperado que entre novembro e dezembro os quatro caças sejam enviados para a base aérea de Anápolis, em Goiás, onde vão passar a maior parte de sua vida operacional. Na sequência a FAB deverá iniciar a fase de obtenção de capacidades operacionais com seus novos jatos de combate.

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Neste ano foram anunciadas algumas novidades e mudanças em relação o projeto Gripen dentro da FAB. A primeira delas foi a adição de mais quatro caças ao primeiro lote, passando de 36 para 40.

Outro ponto foi a mudança da opção de montagem dos F-39F, versão biposta, que será feita agora na Suécia, sob alegação de reduzir os custos e riscos. A contraparte é que a mudança permitirá que mais unidades da versão monoposta, F-39E, sejam produzidas no Brasil. Todavia, a FAB ou a Saab não confirmaram os números.

Por fim, foi divulgado que a negociação para um segundo lote, de 26 aviões, já está em andamento entre a FAB e a Saab.

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