Caças foram desembarcados do navio e devem ser transportados para o aeroporto de Navegantes
Por Andre Magalhães Publicado em 02/04/2022, às 16h25
Os dois primeiros caças Gripen operacionais da Força Aérea Brasileira foram retirados do navio de bandeira holandesa, Margracht, na manhã deste sábado (2). A chegada ocorreu na cidade de Navegantes, Santa Catarina. O porto da cidade tem a logística a seu favor, além de ficar próximo do aeroporto.
Eles chegaram! Os primeiros #Gripen E de produção em série da @fab_oficial desembarcaram no Brasil. 🇸🇪 ✈ 🇧🇷 #GripenBrasileiro #FAB pic.twitter.com/7Ik3PEvWYm
— Saab do Brasil (@saabdobrasil) April 2, 2022
Os aviões serão transportados por via terrestre até o aeroporto de Navegantes, onde vão passar por inspeção e na sequência decolar para a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde estão sendo conduzidos validações de voo.
A viagem com destino ao Brasil começou no dia 10 de março, quando os dois caças foram embarcados no porto Norrköping, na Suécia. Na ocasião algumas imagens mostraram um dos Gripen sendo rebocado pelas ruas internas do porto.
A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades de série em novembro de 2021, quando os caças foram entregues de formalmente na fábrica da Saab em Linköping. O transporte para o Brasil depende de uma série de fatores, inclusive questões legais, além de envolver uma logística de recebimento no Brasil.
O envio de mais duas aeronaves deverá acontecer no segundo semestre deste ano, conforme o planejado. Os primeiros quatro caças operacionais devem entrar em serviço ainda este ano, iniciando o longo e complexo processo de criação de doutrina operacional.
A expectativa é que a FAB receba todos os 36 caças encomendados até o final da década, com a possibilidade de um segundo lote, com ao menos 30 aviões, ser encomendado até meados de 2025.