Novos aviões de vigilância marítima da Irlanda são pintados na Espanha

Aeronaves irão cumprir operações de vigilância marítima, busca e salvamento, transporte de tropas, dentre outreas

Por André Magalhães Publicado em 26/04/2022, às 15h40

Mais de 30 países utilizam o turbo-hélice europeu em diversas missões em suas forças armadas - Irish Air Corps

A Irish Air Corps (Corpo Aéreo da Irlanda) divulgou imagens de seus dois novos C-295 com as novas cores. Os aviões foram pintados na unidade da Airbus Defense em Sevilha, ao sul da Espanha.

O custo estimado do contrato, incluindo contando a montagem dos sistemas e o devido suporte técnico, gira em torno dos 21,6 milhões de euros (R$ 114,5 milhões).

Os novos aviões que apresentam uma pintura cinza escura irão desempenhar missões de vigilância marítima, suporte logístico, transporte de tropas e equipamentos, evacuação aeromédica, assim como busca e salvamento.

Para realizar estas operações os C-295 estão equipados com o Fully Integrated Tactical System (FITS), sistema da própria Airbus para missões dedicadas de vigilância.

Spotted!📸

One of our new @AirbusDefence C295 Maritime Patrol Aircraft fresh off the paint line.
It will soon be entering the flight test phase.
As part of #ProjectIreland2040 & #EMFF, the @IRLDeptDefence has ordered 2 C295 MPA to replace our current CN235 aircraft. pic.twitter.com/FXuw6YxzBR

— Irish Air Corps (@IrishAirCorps) April 22, 2022

As aeronaves irlandesas também estão equipadas com a suíte de aviônicos da Pro Line Fusion, da Collins Aerospace, que se tornou um dos padrões tanto no segmento civil como militar.

A Airbus Defense conta, atualmente, com 281 pedidos do C-295 que voam em diversos países, incluindo o Brasil onde foi batizado de C-105/ SC-105 Amazonas.

aeronave notícias de aviação avião aviação Militar Espanha Irlanda C-295 Airbus Defense

Leia também

Governo da Sérvia encomenda duas unidades do cargueiro militar Airbus C-295
Ucrânia deverá encomendar três cargueiros da Antonov