Novo ultraleve avançado Pegaso 2018 entra em produção

Fabricante italiana Promecc Aerospace está realizando ajustes finais para iniciar a produção do Pegasos 2018

Por Micael Rocha Publicado em 11/03/2024, às 11h00

Várias opções de motorização podem ser utilizadas, entre os quais o Rotax 912 de 100 hp - Divulgação

A italiana Promecc Aerospace está realizando os ajustes finais para o início da produção em série do novo avião esportivo leve, o Promecc Pegaso 2018. O avião de asa alta, cantilever, feito com materiais compostos e resina aeronáutica tem espaço para um piloto e um passageiro

A empresa, inclusive, confirmou sua participação na próxima edição da AERO2024, que ocorrerá no sul da Alemanha, em abril deste ano.

O avião sofreu leves alterações desde sua primeira versão apresentada em 2018. Segundo o fabricante, o Pegaso oferece agora novo interior, mais ergonômico, enquanto as portas têm novas dobradiças, permitindo maior abertura.

O projeto conta com longarina da asa e todos os suportes estruturais feitos de fibra de carbono, com verniz poliuretano bicomponente resistente aos raios UV. Os tanques, nas laterais, têm capacidade para até 100 litros e o trem de pouso, do tipo triciclo, é feito de lâminas metálicas e contam com freios independentes.

Ainda segundo o fabricante, o ultraleve tem peso máximo de decolagem de 1.320 libras (598 kg), velocidade de cruzeiro de 119 nós, com estol a 38 nós e necessita de aproximadamente 150 metros para decolar e 220 metros para pousar.

A previsão é que nos próximos meses tenha início a produção em larga escala. O preço estimado do kit, atualizado, em sua versão básica, será de € 65.000 na Europa.

LSA ultraleve AERO2024 PROMECC PEGASO

Leia também

Araxá sediará o Encontro de Ultraleves 2024
Coreia do Norte oferece voo de ultraleve sobre a capital do país