Projeto vai reduzir separação mínima entre pousos e decolagens da mesma pista no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo
Por Wesley Lichmann Publicado em 24/08/2023, às 18h05
O aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, vai agilizar suas operações com a implementação de um novo procedimento que visa reduzir as separações das aeronaves que utilizam a mesma pista.
Maior aeroporto do país, Guarulhos registra uma média de 742 voos por dia, que utilizam as pistas paralelas 10L-28R com 3.700 metros de comprimento e 45 de largura, e a 10R-28L que tem 3.000 metros e 45 de largura.
O procedimento conhecido como RRSM (Reduced Runway Separation Minima), entrará em vigor no próximo dia 28 de agosto.
Os novos mínimos serão aplicados entre uma aeronave que decola e uma aeronave que pousa subsequente, ou entre duas aeronaves que decolam na mesma pista ou entre duas aeronaves que pousam na mesma pista.
A operação é inédita em aeroportos do Brasil e faz parte do Projeto AGILE GRU, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), garantindo maior eficiência dos pousos e decolagens.
"O procedimento inédito no Brasil será aplicado no principal aeroporto do país, otimizando o seu fluxo de pousos e decolagens, num momento em que a aviação nacional superou a demanda do período pré-pandêmico", destaca o Major Aviador Alexandre Gonçalves de Carvalho, coordenador do DECEA no AGILE GRU.
Além de tornar as operações mais eficientes, a iniciativa proporcionará uma redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes, garantido também benefícios aos passageiros, tornando os voos mais pontuais.
Segundo relatório de perfomance da empresa britânica Cirium, o aeroporto administrado pela GRU Airport foi o quinto mais pontual do mundo em julho. Dos 22.402 voos monitorados, 79,32% decolaram dentro do horário.