Documento é obrigatório para a obtenção de recursos federais
Marcel Cardoso Publicado em 17/08/2021, às 10h55 - Atualizado às 11h19
Atualmente, aeroporto passa por obras com previsão de serem entregues em outubro - Foto: Divulgação
O novo Plano Diretor (Pdir) para o aeroporto do Vale do Aço (IPN), que atende a região de Ipatinga, em Minas Gerais, sairá até o início de 2022. A Infraero, que administra o terminal, e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (Armva) assinaram um contrato para a sua elaboração, com prazo de conclusão de até 150 dias.
O documento é obrigatório onde há operação de companhias aéreas e planeja a expansão de toda a infraestrutura aeroportuária, conforme a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em função do potencial existente na região para o transporte de passageiros e de cargas.
Após o documento receber a homologação por parte da Anac e da Secretaria Nacional de Aviação Civil, a administração de IPN poderá pleitear recursos federais para futuros investimentos.
O aeroporto está fechado para voos comerciais desde março de 2020. Desde então, ele passa por obras de restauração do pavimento da pista, do pátio de aeronaves e das taxiways, além da instalação de uma nova sinalização horizontal. A previsão de entrega dos serviços está prevista para outubro.