O novo motor da Pratt & Whitney, o GTF Advantage, será utilizado em um Airbus A320neo
Marcel Cardoso Publicado em 05/10/2022, às 13h02
A Pratt & Whitney anunciou hoje (4) que a Airbus iniciou os testes de voo de desenvolvimento do novo motor GTF Advantage em um A320neo.
A expectativa é de que haja redução do consumo de combustível e CO2 de até 1%, em comparação com o atual modelo do GTF e ser capaz de uma melhoria de impulso de decolagem de 4% no nível do mar.
O motor pode permitir maior alcance e maior carga útil, tornando-o particularmente adequado para o A321XLR e permitindo mais destinos para companhias aéreas. Além disso, o motor oferecerá um aumento de até 8% de empuxo de decolagem em locais elevados.
Durante os testes o GTF Advantage passará por uma variedade de ambientes, incluindo o clima quente e frio, além da operação de aeroportos de alta altitude, como os existentes no México e na Bolívia, a mais de 2.500 metros acima do nível do mar.
"Os motores GTF já oferecem o menor consumo de combustível e CO2 emissões para a família A320neo", segundo Rick Deurloo, presidente de Motores Comerciais da Pratt & Whitney. “Para as companhias aéreas, isso significa novas oportunidades de receita e melhor economia operacional.”
O motor completou mais de 2.400 horas e 7.800 ciclos de testes em bancadas, incluindo um ensaios utilizando combustível de aviação 100% sustentável (SAF). A certificação deverá ocorrer no primeiro semestre de 2023.