Novo Comandante assumiu a Esquadrilha da Fumaça

O Tenente-Coronel Aviador Juliano Augusto Sousa Nunes é o mais novo Comandante da Esquadrilha da Fumaça

Por Marcel Cardoso Publicado em 12/12/2023, às 07h16

A transição de comando aconteceu em uma cerimônia na Academia da Força Aérea (AFA) - Cecomsaer/Sargento Müller Marin

O Tenente-Coronel Aviador Juliano Augusto Sousa Nunes assumiu ontem (11) o comando do Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como a Esquadrilha da Fumaça.

A cerimônia que marcou a transição aconteceu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP. Ela foi iniciada com uma demonstração no momento no qual o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, em sua última apresentação como líder da equipe, fez a passagem de liderança em voo ao Tenente-Coronel Nunes. 

O Tenente-Coronel Garcia, agora ex-Comandante da EDA, disse: “A Esquadrilha da Fumaça é uma família, e estou confiante de que o Tenente-Coronel Nunes continuará a tradição com maestria, alçando voos cada vez maiores, mostrando o potencial da FAB e do Brasil".

Com as primeiras unidades entregues ao Esquadrão ao final de 2012, essa é a quinta passagem de Comando a bordo das aeronaves A-29 Super Tucano, que realizaram a sua primeira demonstração em julho de 2015. "Estou ansioso para liderar essa equipe talentosa e manter o legado que construímos juntos", disse o Tenente-Coronel Nunes.

A Esquadrilha da Fumaça realizou a sua última apresentação de 2023 no último dia 4, em Santa Bárbara d’Oeste/SP, em comemoração aos 205 anos do município.

São Paulo cerimônia comandante Esquadrilha da Fumaça Academia da Força Aérea Pirassununga transição Garcia Nunes

Leia também

T-27 Tucano completa 40 anos de serviço na FAB
FAB promoveu homenagem a Santos Dumont em Brasília