Caça é considerado modelo ideal para manter a elevada capacidade da Usaf ao lado dos F-35
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 08/04/2021, às 17h00 - Atualizado às 17h13
F-15EX se tornou uma opção de baixo custo para manter a elevada capacidade de resposta dos EUA
A força aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) oficializou o nome do novo F-15EX como Eagle II, dando continuidade a nomenclatura original. O anuncio ocorreu em uma cerimônia na base aérea de Eglin, no norte da Flórida.
A Usaf recebeu o primeiro F-15EX no último dia 10 de março, entregue para a 96th Test Wing, que está sendo utilizado na campanha de validação do programa. A expectativa é que a segunda unidade seja entregue nos próximos dias, ampliando a preparação para início operacional do novo caça.
A primeira unidade está sendo usada para testes de desenvolvimento, enquanto o o segundo F-15EX será destinado aos testes operacionais. Ao longo dos próximos dez anos a Usaf planeja adquirir até 114 unidades do F-15EX Eagle II, que recebeu uma série de melhorias em relação ao antecessor.
A escolha do F-15EX, que é derivado de versões de exportação, ocorre após ao cronograma ampliado de entrega dos F-35, somado ao maior custo operacional do que o originalmente previsto. O F-15EX compartilha grande parte da plataforma com os F-15C/D, reduzindo assim os custos e tempo de treinamento e aceitação dos caças.
Atualmente 10% da frota de F-15C/D da Usaf está fora de serviço por problemas estruturais, enquanto outros 75% estão próximos de atingir o limite de vida útil. Os custos para modernização ou reparo estrutural dos atuais aviões, que contam com quase 40 anos de serviço, são considerados proibitivos.
Os novos F-15EX oferecem uma solução com elevada capacidade de combate, com custos de aquisição e operação dentro dos planos orçamentários previstos para os próximos anos. O modelo também é uma opção a eventuais problemas com os novos F-35, mantendo a força aérea com capacidade de resposta imediata e de alto poder bélico.