Réplica em escala real do caça F-39 Gripen está disponível para público na Fundação Getúlio Vargas
Marcel Cardoso Publicado em 15/03/2022, às 15h25
A réplica em tamanho real do novo caça Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará aberta à visitação na esplanada da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, a partir de amanhã (16).
Feita de fibra de vidro, madeira e metal, a réplica tem as mesmas dimensões do caça real, com 15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura. O visitante poderá entrar na cabine, tirar fotos e conversar com os militares da FAB para conhecer os detalhes desta aeronave.
A aeronave é um caça de última geração e, de acordo com a FAB, incluirá o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, equiparando-a às mais modernas Forças Aéreas do mundo. O Gripen conta com um sistema completo de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela Força. Foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas, sendo considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.
O caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil no início de março de 2021, ano em que a FAB completou 80 anos. Totens com a história e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira também estarão em exposição na esplanada da FGV, que irá até o dia 6 de abril.
É necessário agendamento prévio para fazer a visita. Até a tarde desta terça-feira (15), boa parte dos horários disponíveis já estavam esgotados.