Fabricante concluí a montagem do primeiro 777-9X que deverá voar em 2019
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 22/11/2018, às 16h00 - Atualizado em 23/11/2018, às 00h25
A Boeing concluiu a montagem da estrutura do primeiro 777-9, unindo as asas a fuselagem, na linha de produção principal de sua unidade em Everett, nos arredores de Seattle. Trata-se de um marco importante no processo industrial, conhecido como “final body join” (junção final do corpo, em tradução livre), quando é feita a conexão das seções do nariz as seções central e traseira.
A aeronave, que deverá iniciar os voos de teste em 2019, será o maior avião da família Triple Seven, com uma fuselagem de 77 metros de comprimento, sendo ainda o avião mais comprido já feito pela Boeing, superando o 747-8 em 70 centímetros.
A expectativa é que o novo avião substitua os atuais 777-300ER, o modelo de maior sucesso da família, que se tornou o avião padrão entre as empresas aéreas de longo curso. Graças a seus dois motores, os com maior potência na história da indústria aeronáutica, com 115.000 lfb cada, o modelo oferece grande alcance aliado a capacidade de transporte ligeiramente inferior do 747-400. Para as empresas aéreas o custo operacional, que pode ser até 25% inferior, justifica o uso de uma aeronave com menor capacidade nas mesmas rotas dos quadrimotores 747 e A380.
O desafio da Boeing foi tornar o novo 777 uma opção viável também em capacidade. O 777-9 poderá acomodar até 425 passageiros, em configuração padrão, com um alcance de 7.600 nm (14.000 km), se equiparando aos 747-8 e A380.
Para atender aos requisitos de alcance, um dos maiores da aviação comercial, a Boeing criou novas asas com quase 72 metros de envergadura. Contudo, o modelo se tornou o primeiro avião comercial a jato a dispor de asas dobráveis. As pontas móveis são retraídas em solo, reduzindo assim a envergadura de 71,7 m para 64,8 m, praticamente a largura de um campo de futebol padrão Fifa. O objetivo foi manter o avião apto a operar em aeroportos que já recebem os modelos anteriores do 777 [leia mais aqui].
Os novos aviões contam com uma série de novas tecnologias, como uso hibrido de materiais compostos e ligas metálicas avançadas, novas janelas similares as do 787 Dreamliner, assim como um novo projeto do perfil da asa, que promete ser o mais eficiente já criado para um avião comercial.
A Boeing possui 340 encomendas e compromissos para a família 777X, incluindo pedidos firmes da All Nippon Airways, Cathay Pacific, Emirates Airline, Etihad Airways, Qatar Airways, Lufthansa e Singapore Airlines.