Alice realizou seu voo inaugural e demonstrou a viabilidade de, pela primeira vez, um avião comercial ser elétrico
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 27/09/2022, às 12h11
O Alice, o primeiro avião comercial elétrico, realizou seu primeiro voo hoje (27) dando início a complexa campanha de testes. A aeronave criada pela Eviation pretende viabilizar a eletrificação da aviação em modelos comerciais.
O voo de estreia ocorreu a partir do aeroporto de Grant County (KMWH) em Moses Lake, no estado de Washington. O Alice decolou por volta das 6h50 (10h50 no horário de Brasília) e realizou um voo de apenas 9 minutos e 3 segundos, comprovando a capacidade de propulsão dos motores no regime de decolagem e subida.
Usualmente o primeiro voo de um avião dura mais de 1 hora, mas o objetivo do primeiro voo do Alice foi verificar e testar os motores elétricos magniX650, os mais potentes do tipo já instalado em uma aeronave.
O Alice é um avião comercial voltado para rotas sub-regionais ou operações cargueiras, com capacidade para até nove passageiros e dois pilotos, oferecendo velocidade máxima de cruzeiro de 250 nós (460 km/h) e alcance de 440 milhas náuticas (815 quilômetros) e peso máximo de decolagem (MTOW) de 7.484 quilos.
O avião foi apresentado pela primeira vez no Paris Air Show, quando a startup Eviation, estruturada com investimento israelense, ofereceu o conceito de um modelo elétrico para operação comercial. Ao longo dos primeiros meses o projeto foi revisto e uma série de mudanças foram adicionadas ao conceito básico.
A expectativa da Eviation é validar os parâmetros de voo, permitindo avançar para a segunda etapa de testes, até finalmente dar início a campanha de ensaios em voo para obtenção da certificação.
NOTA DA REDAÇÃO: O envio da imagem do primeiro voo não havia sido enviada pela assessoria da Eviation até o fechamento dessa notícia.