Novo administrador da FAA foi definido pelo Senado dos EUA

Mike Whitaker é o novo administrador da FAA, depois do Senado dos EUA ter aprovado sua indicação pelo governo

Por Marcel Cardoso Publicado em 25/10/2023, às 08h35

O cargo de administrador estava vago desde março de 2022, quando Steve Dickson se aposentou - FAA/Divulgação

Dois meses depois de completar 65 anos de fundação, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) terá um novo administrador.

O Senado norte-americano aprovou o nome de Mike Whitaker, que foi vice-administrador entre 2013 e 2016. Ele é advogado e tem uma vasta experiência em cargos de liderança em companhias aéreas, incluindo uma passagem de 15 anos pela United Airlines. Ele foi nomeado por Joe Biden, presidente do país, em setembro. 

CONFIRMED 98-0✅

The Senate voted to confirm Michael Whitaker to serve as Administrator of the Federal Aviation Administration. pic.twitter.com/6Wr9PFTAz1

— Senate Commerce, Science, Transportation Committee (@commercedems) October 24, 2023

Mike ganhou amplo apoio bipartidário porque está claro que ele tem a experiência e a disposição para liderar com sucesso a agência desde o primeiro dia”, disse Pete Buttigieg, secretário do Departamento de Transportes (DoT) do país.

O cargo de administrador estava vago desde março de 2022, quando Steve Dickson se desligou para se aposentar. Desde então, o posto estava sendo ocupado interinamente por Billy Nolen. Whitaker prometeu priorizar a segurança e a inovação no órgão.

A FAA agora tem a liderança necessária para abordar minuciosamente a escassez de pessoal e treinamento, segurança nas pistas e modernização da tecnologia e infraestrutura em todo o tráfego aéreo”, disse Rich Santa, presidente da Associação Nacional dos Controladores de Tráfego Aéreo (Natca).

A posse de Mike Whitaker deverá acontecer nas próximas semanas.

EUA FAA Presidente senado Joe Biden administrador regulador Mike Whitaker nomeação

Leia também

Gulfstream G500 obteve certificação para aproximação íngreme
EUA concede isenção no sistema do Boeing 737 MAX 7