Novas estações de vigilância aérea serão instaladas em mais de 20 estados

Empresa francesa irá instalar mais de 60 estações de vigilância aérea em mais de 20 estados

Por Marcel Cardoso Publicado em 30/01/2023, às 14h01

A instalação dos novos equipamentos será feita de forma gradual - Thales/Divulgação

Como resultado de um processo de concorrência internacional, o Departamento do Controle do Espaço Aéreo (Decea), orgão da Força Aérea Brasileira, e a empresa francesa Thales anunciaram uma parceria para o fornecimento e instalação de sensores ADS-B, voltados para a vigilância aérea, em mais de 20 estados.

Os equipamentos irão receber informações da aeronave via transponder informando posição, velocidade e identificação, complementando o serviço já realizado pelos radares secundários existentes e fornecendo uma quantidade maior e mais organizada de dados para os controladores de tráfego aéreo.

O sensor funciona como uma dupla checagem, premissa básica nos processos de segurança da aviação civil. Não há necessidade de interferência de piloto ou operadores de voo, e a atualização dos dados é dez vezes mais rápida que os atuais radares.  

Ao todo, serão 66 estações, que serão instaladas de forma gradual. “O projeto é prova do sucesso do modelo de negócio da Thales no Brasil, trabalhando com parceiros locais para fornecer soluções competitivas. Também confirma a nossa liderança como provedores de sensores ATM e renova a nossa duradoura parceria com o Decea”, de acordo com o Diretor Geral da Thales no Brasil, Luciano Macaferri.

aviação Segurança Thales Decea vigilância ADS-B estações sensores

Leia também

C-105 da FAB faz lançamento inédito de cargas em missão humanitária
Embraer fecha nova parceria para desenvolver eVtols no Brasil