Empresa francesa irá instalar mais de 60 estações de vigilância aérea em mais de 20 estados
Por Marcel Cardoso Publicado em 30/01/2023, às 14h01
Como resultado de um processo de concorrência internacional, o Departamento do Controle do Espaço Aéreo (Decea), orgão da Força Aérea Brasileira, e a empresa francesa Thales anunciaram uma parceria para o fornecimento e instalação de sensores ADS-B, voltados para a vigilância aérea, em mais de 20 estados.
Os equipamentos irão receber informações da aeronave via transponder informando posição, velocidade e identificação, complementando o serviço já realizado pelos radares secundários existentes e fornecendo uma quantidade maior e mais organizada de dados para os controladores de tráfego aéreo.
O sensor funciona como uma dupla checagem, premissa básica nos processos de segurança da aviação civil. Não há necessidade de interferência de piloto ou operadores de voo, e a atualização dos dados é dez vezes mais rápida que os atuais radares.
Ao todo, serão 66 estações, que serão instaladas de forma gradual. “O projeto é prova do sucesso do modelo de negócio da Thales no Brasil, trabalhando com parceiros locais para fornecer soluções competitivas. Também confirma a nossa liderança como provedores de sensores ATM e renova a nossa duradoura parceria com o Decea”, de acordo com o Diretor Geral da Thales no Brasil, Luciano Macaferri.