Nave espacial da Boeing teve lançamento bem sucedido

Dois astronautas partiram na nave espacial Starliner, da Boeing, do Cabo Canaveral para a Estação Espacial Internacional

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/06/2024, às 08h26

Os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams ficarão uma semana no espaço - Boeing/Joey Jetton

O lançamento da nave espacial Starliner, da Boeing, que marca o início dos voos de testes tripulados em parceria com a agência espacial norte-americana, a NASA, aconteceu na última quarta-feira (5).

Os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams partiram da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral no fim da manhã, pelo horário local, e seguiram para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). 


Este voo teste tripulado representa o início de uma nova era de exploração espacial, com os astronautas Wilmore e Williams testando a nave espacial Starliner da Boeing rumo à Estação Espacial Internacional”, disse Ted Colbert, presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security. 

Wilmore e Williams também são os primeiros a serem lançados em um foguete Atlas V e estão experimentando a microgravidade em sua jornada até a estação espacial. Eles vão realizar uma série de voos testes durante o voo, incluindo o comando manual da Starliner.

Além dos dois astronautas, a nave espacial transportou cerca de 345 kg de carga. Depois de acoplarem-na à ISS, Wilmore e Williams passarão cerca de uma semana na estação antes de retornarem à Terra. 

Boeing EUA Nasa Cabo Canaveral Flórida lançamento Starliner nave espacial Estação Espacial Internacional

Leia também

Boeing e Abear debateram a descarbonização do setor aéreo
Inovação aeroespacial pode ser impulsionada com o uso do hidrogênio