Nasa vai lançar nova missão lunar

Nasa vai lançar nova missão lunar com a Artemis I com o objetivo testar foguete e nave espacial

Por André Magalhães Publicado em 15/11/2022, às 12h10

Missão final da Artemis levará a primeira mulher e o primeiro negro para nosso satélite natural - Nasa

A Missão Artermis I, que marca o retorno tripulado à Lua, tem previsão ser ser lançada na madrugada desta quarta-feira (16), a partir do Nasa Space Center, na Flórida.

O lançamento da missão deveria ter ocorrido em agosto, mas uma série de adiamentos por problemas técnicos e condições metereológicas impediram a operação.

#Artemis I is launching to the Moon!

Nov. 15:
3:30pm ET (2030 UTC): Tanking coverage
10:30pm ET (0330 UTC): Launch broadcast

Nov. 16:
8:30am ET (1330 UTC): Trajectory burn
10am ET (1500 UTC): Earth views from @NASA_Orion

Stay tuned: https://t.co/sQWu67xTPq pic.twitter.com/srAEMfTQ63

— NASA (@NASA) November 14, 2022

A Artemis I não será tripulada nem irá pousar na Lua, mas a cápsula Orion fará uma viagem ao redor da Lua e retornará a Terra, tendo por objetivo cumprir os processos de validação da nave e verificar os sistemas de navegação.

A segunda fase se chama Artemis 2, que levará tripulação em uma missão espacial, mas buscando verificar as condições ambientais na nave Orion. Não será feito o pouso no solo lunar, mas marca um importante passo no projeto.

Abaixo a transmissão oicial do lançamento:

Por fim, a Artemis 3 será justamente a missão que vai pousar na Lua, com a primeira mulher e o primeiro negro em uma viagem lunar. Entretanto, antes disso, a espaçonave Orion vai aclopar na Gateway (uma estação lunar que deverá ser lançada em 2023). Depois disso, os astronautas irão passar para o módulo de pouso e ir até a Lua. 

As datas das missões Artemis 2 e 3 ainda são incertas, mas a Nasa planeja que o pouso tripulado aconteça até 2025. Em seguida, o lançamento de novas missões será avaliado.

Nasa Artemis Lua Foguete Mulher espaço Orion

Leia também

Fundador dos helicópteros Robinson morreu nos Estados Unidos
Caças do Reino Unido irão atuar no Qatar durante a Copa